Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"PSD e CDS hão-de ser responsabilizados por se colocarem contra o país"

O comunista João Oliveira analisou, em declarações ao Notícias ao Minuto, a atual situação política e criticou duramente a Direita.

"PSD e CDS hão-de ser responsabilizados por se colocarem contra o país"
Notícias ao Minuto

08:07 - 26/03/16 por Inês André de Figueiredo

Política João Oliveira

Em entrevista ao Notícias ao Minuto, João Oliveira realça que, na sua opinião, os resultados eleitorais das últimas legislativas “contribuíram para alcançar os objetivos da CDU” e para que os comunistas tivessem condições para intervir “no quadro da correlação de forças na Assembleia da República”. “O nosso reforço permitiu que se pudesse encontrar a solução política que se veio a encontrar”, garante o deputado.

Confrontado com a questão da durabilidade que tantas vezes tem sido colocada em causa, o comunista salienta que a Direita procurou transmitir a ideia de que este acordo à Esquerda era “frágil”, contudo não se revê neste julgamento. “Julgo que um governo do PSD e do CDS era precisamente o governo mais frágil que nós podíamos ter, porque era o único governo com o qual nós teríamos a certeza que estariam reunidas as condições para que tivesse a menor duração possível, porque era um governo que iria continuar a disputar a mesma política e não teria certamente um desfecho que fosse o de se prolongar muito tempo no governo”, explica.

Desta forma, João Oliveira crê que esta solução “permitiu construir as bases para uma solução política que aponta para dar respostas aos problemas dos trabalhadores, do povo e do país”, mostrando que há “um conjunto de medidas muito significativas que dá sinais de inversão da política que vinha sendo seguida”.

Quanto às medidas adicionais que o primeiro-ministro António Costa nega existirem, João Oliveira diz haver um “discurso desesperado” por parte dos partidos de Direita. “PSD e CDS fizeram, durante algumas semanas, uma campanha vergonhosa contra o país, contra os interesses dos portugueses, alinhando com a chantagem feita com a União Europeia e desejosos de que a União Europeia conseguisse alcançar os seus objetivos, liquidando tudo o que no Orçamento pudessem ser medidas positivas”, frisou.

“Eu julgo que PSD e CDS hão-de ser, algum dia, responsabilizados por isto, porque quem se coloca desta forma contra o país e contra os portugueses tem de ser responsabilizado”, atira.

Nesta senda, o comunista garante que “PSD e CDS não se conformam com uma política que resolva os problemas que criaram e deixaram por resolver”. “PSD e CDS não se conformam, sobretudo, com medidas que demonstrem que era falsa a ideia de que não havia alternativa e não se conformam com medidas que demonstrem aos portugueses que havia, de facto, um caminho alternativo”.

Na opinião de João Oliveira, “é possível ir muito mais longe”, não só nas medidas que já foram tomadas, mas também em “medidas que podem permitir ao Estado mais recursos financeiros para dar respostas que ainda estão em falta”.

Assim, o comunista salvaguarda ainda que espera que “haja preparação por parte do Governo para problemas que possam existir” e que essa “preparação seja feita salvaguardando aquilo que são as bases que permitiram esta solução política”. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório