Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Abraços, palmadinhas nas costas e sorrisos nos cumprimentos a Marcelo

Abraços, palmadinhas nas costas e sorrisos abertos foram a marca da protocolar sessão de cumprimentos a Marcelo Rebelo de Sousa, que durou 45 minutos no Salão Nobre da Assembleia da República.

Abraços, palmadinhas nas costas e sorrisos nos cumprimentos a Marcelo
Notícias ao Minuto

13:06 - 09/03/16 por Lusa

Política Tomada de posse

Ao lado do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, com dez bandeiras nacionais por trás, o novo Presidente da República recebeu as altas figuras do Estado, representantes dos órgãos de soberania, primeiro-ministro, membros do governo, deputados e convidados para a sessão de cumprimentos.

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, foi o último líder partidário a comparecer, mesmo antes dos últimos convidados desejarem felicidades a Marcelo Rebelo de Sousa.

O rei de Espanha, Felipe VI, com quem trocou breves palavras, o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, e o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, foram dos primeiros convidados a esperar na fila no Salão Nobre.

Marcelo Rebelo de Sousa beijou a mão a Manuela Eanes, mulher do ex-Presidente da República Ramalho Eanes, e teve direito a uma festinha na cara por parte da ex-ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, que recebeu de forma carinhosa.

Menos efusivo foi o cumprimento ao líder do CDS-PP, Paulo Portas, que foi à sessão acompanhado da candidata à liderança do partido, Assunção Cristas, e de João Almeida.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, o ex-dirigente comunista Domingos Abrantes, conselheiro de Estado, também passaram pelo Salão Nobre da Assembleia da República.

Entre os convidados, marcaram presença na sessão de cumprimentos o ensaísta Eduardo Lourenço, Eduardo Barroso, Freitas do Amaral, Luís Marques Mendes, os ex-ministros Aguiar Branco, Paula Teixeira da Cruz, Celeste Cardona e Maria Luís Albuquerque.

Sampaio da Nóvoa, Jorge Sequeira, Cândido Ferreira e Vitorino Silva foram os adversários na campanha presidencial que marcaram presença na sessão de cumprimentos.

Outros adversários, Maria de Belém, Marisa Matias e Edgar Silva, não compareceram na cerimónia da posse de Marcelo Rebelo de Sousa.

Também os dois filhos do novo Presidente da República participaram na sessão de cumprimentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório