Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Trump e a "radicalização da direita na Europa e em Portugal"

Donald Trump está bem encaminhado para ser o candidato republicano às eleições norte-americanas.

Trump e a "radicalização da direita na Europa e em Portugal"
Notícias ao Minuto

15:21 - 02/03/16 por Pedro Filipe Pina

Política Barbosa Ribeiro

O crescente apoio a [Donald] Trump do eleitorado da direita norte-americana explica-se pelas razões que têm levado também à radicalização da direita na Europa e que em Portugal bem sentimos nos últimos anos”, escreve o deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro, acrescentando que tal se deve a ser “quem melhor reflete os valores dessa mole sociológica”.

Tiago Barbosa Ribeiro fala da direita norte-americana como “simplória e ignorante” e não se refere apenas a Donald Trump. Critica também o apoio entre a direita europeia a Sarah Palin e a George W. Bush, “um texano inculto, na sua guerra no Iraque (e Blair também)”, escreve ainda, não esquecendo o antigo primeiro-ministro trabalhista britânico.

Entre o “fascínio” pelo ‘anti-politicamente correto’, “uma das causas culturais da direita”, o deputado do PS fala numa ‘guinagem’ ideológica que será também sentida no discurso do TINA (que parte da expressão “there is no alternative” – não há alternativa, em português –, discurso associado à defesa da inevitabilidade da austeridade.

Por essa razão, considera, “a esquerda é cada vez mais um refúgio de cosmopolitismo, de justiça social, de moderação e de garantia da diferença”, elogio que o deputado reflete em Barack Obama e nos atuais candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos(Hillary Clinton e Bernie Sanders).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório