Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Crítica a Carlos Costa é "mais uma maneira de tentar que ele se demita"

António Bagão Félix teceu alguns comentários, esta noite de quarta-feira, às críticas dirigidas por António Costa ao Banco de Portugal pela forma como se tem gerido a questão dos lesados do BES.

Crítica a Carlos Costa é "mais uma maneira de tentar que ele se demita"
Notícias ao Minuto

23:30 - 17/02/16 por Anabela de Sousa Dantas

Política Bagão Félix

António Costa, a falar esta quarta-feira em Aveiro, considerou “a todos os títulos lamentável” a forma como se tem vindo a arrastar a situação dos lesados do BES, “que é dramática para muitas famílias que confiaram as suas poupanças numa instituição e muitas delas foram logradas nessa confiança”.

António Bagão Félix, instado a comentar essas asserções, afirmou que “foi uma declaração muito infeliz do primeiro-ministro, muito perigosa”, arriscando até “demagógica”, porque “o país está inserido numa zona europeia monetária” e “tudo o que é dito cá, não tarda está nas diversas capitais europeias”.

“Um país em que o primeiro-ministro do Governo em funções ataca desta maneira (…), dizendo que não tem uma posição responsável, que adiou, que fez para adiar, que pôs de lado quase, independentemente de ser verdade ou não, não deve ser feito assim publicamente”, sustentou Bagão Félix.

O antigo ministro sublinha que “entre o banco central, que é uma entidade independente, e o Governo devia haver mais recato” e ressalva que se existem divergências “devem ser tratadas de outra maneira”.

Em suma, para o comentador estas declarações por parte do primeiro-ministro foram “mais uma maneira de tentar empurrar o governador do Banco de Portugal para fora, para que ele se demita”. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório