Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Rocha Andrade é o secretário de Estado da "incerteza fiscal"

O PSD definiu hoje Rocha Andrade, titular da pasta dos Assuntos Fiscais, como "secretário de Estado da incerteza fiscal", e acusou o Governo de não saber o que quer com as mexidas na proposta de Orçamento do Estado para 2016.

Rocha Andrade é o secretário de Estado da "incerteza fiscal"
Notícias ao Minuto

18:19 - 11/02/16 por Lusa

Política Duarte Pacheco

um exemplo de um governo que não sabe para onde vai, que não sabe o que quer, e que por isso mesmo gera incerteza nas famílias, nas empresas e nos meios internacionais", vincou o deputado do PSD Duarte Pacheco em declarações aos jornalistas no parlamento.

O social-democrata falava de ideias apresentadas pelo secretário de Estado Fernando Rocha Andrade em entrevista ao Jornal de Negócios e em palavras à imprensa à margem de uma conferência em Lisboa.

Duarte Pacheco chamou a atenção para um "imposto retroativo sobre doações, algo que não está na proposta de lei" do Orçamento, e alerta que o Governo, pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, "anunciou que ao aumento sobre os combustíveis poderá apresentar um outro aumento" sobre o setor.

"Não sabemos quando nem em quanto, mas a ameaça já está presente", sinalizou o parlamentar do PSD.

Rocha Andrade admitiu hoje aumentar o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) ao longo do ano se houver "outra redução significativa" do preço do petróleo.

O governante, que falava hoje à margem de uma conferência sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2016 organizada em Lisboa pela consultora PricewaterhouseCoopers e pela Universidade Católica Portuguesa, disse que poderia "ponderar outro aumento do ISP", caso o preço do petróleo desça.

Duarte Pacheco revelou ainda que o executivo, nas alterações ao Orçamento que deu entrada no parlamento na sexta-feira, tirou um prazo que tinha estipulado "para apresentar um relatório sobre os funcionários públicos e o vínculo que têm com o Estado".

As mudanças na proposta de lei para o Orçamento deste ano - ainda antes da discussão na generalidade do mesmo - foram a preocupação permanente do deputado do PSD nos minutos em que falou com os jornalistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório