Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Porto quer ajudar a combater "divórcio" entre cidadãos e política

O vereador da Habitação da Câmara do Porto, Manuel Pizarro, destacou hoje o papel do Porto e do Norte no combate ao "enorme divórcio" que se diz ter instalado "entre os cidadãos, a vida cívica e a política".

Porto quer ajudar a combater "divórcio" entre cidadãos e política
Notícias ao Minuto

14:58 - 31/01/16 por Lusa

Política Manuel Pizarro

"Todos reconhecemos hoje que há um enorme divórcio entre muitos cidadãos e a vida cívica e a política. Há uma enorme desilusão, tão grande que parece ter sido construída de propósito por quem quer menos participação e acha que o país ficaria melhor se fosse apenas uma pequena elite a governá-lo e a tomar as decisões em nome de todos", afirmou Pizarro durante as comemorações de aniversário do '31 de janeiro de 1891', que hoje decorreram no Porto.

Estabelecendo um paralelismo com a defesa dos ideais da liberdade e da República que há 125 anos motivou, no Porto, o primeiro movimento revolucionário com vista à implantação do regime republicano em Portugal, Manuel Pizarro considerou viver-se atualmente "mais um momento da vida nacional em que se exigem os valores do Porto e a presença do Porto".

"Tenho muita expectativa que estes novos tempos políticos que agora se vivem estimulem a participação das pessoas, mostrando que é possível um debate político que conduz a consensos que exigem esforço negocial, de encontrar soluções mais inovadoras, de procurar as aproximações das posições e, sobretudo, de combate ao centralismo e de devolução natural dos poderes aos municípios e às regiões", afirmou.

Contudo, sustentou, "só é possível esta mudança com uma enorme participação do Porto", que "em todos os momentos da vida nacional teve sempre um papel muito importante" e onde se compreendem e sentem "de forma mais intensa os malefícios do centralismo".

"Temos que contribuir com propostas, soluções e ideias para que o país se torne mais descentralizado, para que os municípios possam desenvolver todas as potencialidades que têm para melhorar a vida das pessoas e para que ao nível das áreas metropolitanas e das regiões essa evolução também ocorra de forma harmoniosa", disse.

Neste contexto, Pizarro afirma ser crucial "o cumprimento escrupuloso das promessas", que é o que "dá credibilidade à política" mas tem faltado nos últimos anos, e destacou o empenho do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, em "cumprir escrupulosamente o programa com que se apresentou aos eleitores".

"Acho que esse é um belíssimo exemplo que espero que venha a ser seguido no país. Espero que, como aconteceu muitas vezes na história do país, o Porto dê o exemplo ao país de uma forma diferente de governar, com proximidade em relação às pessoas, com rigor em relação às finanças públicas, mas também com uma ambição de progresso, de melhoria da vida dos cidadãos e de maior coesão social", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório