Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente angolano felicitou a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente angolano felicitou hoje a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa para Presidente da República de Portugal, manifestando o desejo de um mandato que contribua para a "consolidação" e "aprofundamento" das relações entre os dois países.

Presidente angolano felicitou a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa
Notícias ao Minuto

19:54 - 25/01/16 por Lusa

Política Eduardo dos Santos

Na mensagem, tornada pública pela Casa Civil da Presidência da República de Angola, José Eduardo dos Santos destaca as "qualidades políticas, intelectuais e pessoais" de Marcelo Rebelo de Sousa.

Estas, prossegue o chefe de Estado angolano, "constituem uma garantia de que irá corresponder às expectativas nele depositadas pela maioria do povo português, especialmente neste período difícil que o mundo atravessa e que se reflete em todos os países".

José Eduardo dos Santos manifesta ainda o desejo de reforço das "relações de amizade e de cooperação entre os dois países e povos", de acordo com a mensagem de felicitação, citada pelos órgãos públicos angolanos.

Marcelo Rebelo de Sousa foi no domingo eleito Presidente da República com 52% dos votos, uma percentagem acima dos 50,5% conseguidos na primeira eleição pelo seu antecessor, Cavaco Silva, em 2006.

O ex-líder do PSD e comentador político tornou-se no quinto Presidente da República portuguesa desde o 25 de Abril de 1974, numas eleições em que se registou uma abstenção de 51%.

Segundo os dados do Ministério de Administração Interna, Marcelo obteve 52%, seguindo-se Sampaio da Nóvoa (22,89%), independente apoiado por personalidades do PS, Marisa Matias (10,13%), apoiada pelo BE, Maria de Belém (4,24%), militante do PS, Edgar Silva (3,95%), apoiado pelo PCP, Vitorino Silva (3,28%), Paulo de Morais (2,15%), Henrique Neto (0,84%), Jorge Sequeira (0,3%) e Cândido Ferreira (0,23%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório