Para José Miguel Júdice, Marcelo Rebelo de Sousa “está muito preparado” para desempenhar a função de Presidente da República pois é o candidato “mais experiente [e o que] conhece todos os players políticos”.
Além de os conhecer, sublinha o antigo bastonário da Ordem dos Advogados em entrevista ao jornal i, Marcelo “tem uma boa relação com todos eles [o que é] algo que lhe vai facilitar o exercício das funções”.
Posto isto, Júdice acredita que o seu amigo Marcelo “ganhará”. “Nenhum dos outros candidatos conseguirá fazer o pleno de toda a Esquerda e, portanto, acho que ele ganhará. Se não vencer à primeira, vence à segunda”, asseverou.
Sobre a personalidade do ex-comentador político, o advogado destaca o facto de ser “divertido”, o que obrigou o candidato a “controlar a sua boa disposição”.
Porquê? “Porque os portugueses acham que os políticos devem ser umas pessoas maçadoras”, afirma.
Ainda em entrevista ao jornal i, José Miguel Júdice disse acreditar que, “infelizmente, ele vai ter de tomar decisões muito complicadas”, frisando que Marcelo é a “pessoa mais bem preparada dos dez candidatos”.
Recorde-se que a última sondagem, realizada pela Eurosondagem entre os dias 7 e 13 de janeiro, revelou que Marcelo Rebelo de Sousa continua a subir, tendo alcançado 54,8% das intenções de voto, o que lhe permitiria ser eleito Presidente logo na primeira volta.
Já Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém seguem ‘taco a taco’, com o ex-reitor à frente da ex-ministra, mas apenas com 0,5 pontos percentuais de vantagem. Na última sondagem, Sampaio da Nóvoa recolhia 16,8% das intenções de voto dos portugueses e Maria de Belém ficava-se pelos 16,3%.
Marisa Matias, candidata do Bloco de Esquerda, continuava ‘segura’ na quarta posição (4,8%) com mais 0,7 pontos percentuais do que o candidato do PCP, Edgar Silva (4%).
Paulo Morais e Henrique Neto encontravam-se com 1,6% e 1,1%, enquanto Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira reuniam 0,2% das intenções de voto cada um.
As eleições presidenciais realizam-se já no domingo, dia 24 de janeiro.