Procurar

"Economia é lixo" e não é difícil fazer melhor que Cavaco

O candidato presidencial Jorge Sequeira criticou hoje o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, considerando que se com um economista no cargo de chefe de Estado a "economia portuguesa é lixo, também não é difícil fazer melhor".

"Economia é lixo" e não é difícil fazer melhor que Cavaco

© Global Imagens

Lusa
20/01/2016 16:50 ‧ há 9 anos por Lusa

Política

Sequeira

"O nosso problema não é económico. Se um economista na Presidência da República, que esteve lá dez anos, e também foi primeiro-ministro durante oito [...], a economia portuguesa é lixo, também não é difícil fazer melhor", afirmou o candidato, quando questionado pelos jornalistas durante uma visita ao Lispolis, Associação para o Pólo Tecnológico de Lisboa.

Assim, Jorge Sequeira considerou que um psicólogo no cargo de chefe de Estado seria uma mais-valia porque "a diferença que está na génese da mudança é o comportamento humano".

"É natural que um homem como eu, que passou três décadas a estudar o comportamento humano, saiba mais de como é que é uma liderança eficaz", considerou.

Na opinião do candidato, são as empresas que "conseguem manter a incompetência dos governos [através dos impostos], que sucessivamente vão alternando o mau com o péssimo".

O candidato afirmou ainda que vê nos portugueses "um grande anseio por ver mudança, por ver novos rostos, ver sangue novo, uma política que se distancie dos partidos".

"Que política é esta em que um ex-primeiro-ministro que diz que um candidato é um catavento e a seguir pede que notem nele. Ele [Passos Coelho] que chamou o candidato de catavento, tornou-se ele próprio num catavento", criticou.

O candidato começou por visitar uma empresa que criou um programa que ajuda à gestão de finanças pessoais, questionando se não existe o mesmo, mas "para finanças governamentais".

"Um 'software' para finanças governamentais que era para o Governo não gastar mais do que o que tem, porque eu digo sempre que não são os portugueses que vivem acima das suas possibilidades, o Governo é que vive acima das nossas possibilidades", criticou.

Nesta visita, Jorge Sequeira recebeu "o primeiro donativo da campanha", um cêntimo que estava colado a um panfleto de publicidade ao programa de gestão de recursos.

O candidato teve ainda oportunidade de vincar que "é muito diferente uma política transparente, e nós usamos mais uma política de 'traz parente', traz o amigo".

"Aqui estamos a falar de inovação, estamos a falar de fazer diferente, estamos a falar de progresso, estamos a falar de fazer o que ainda não foi feito e de facto se não queremos fazer igual, precisamos de pessoas diferentes. E esta massa cinzenta desta juventude aqui faz diferente", afirmou.

"Independentemente em quem votam, eu votava em vocês", brincou.

Na segunda empresa que visitou, o candidato ganhou uma 'app' [aplicação informática para telemóveis e 'tablets'] para a sua campanha.

"É agora que a minha campanha vai disparar [...], eu vou ganhar à primeira volta", afirmou.

Questionado sobre a profissão que constaria do seu perfil na 'app', o candidato pediu para ser mencionado como psicólogo, sustentando que esta "de passagem na política" e que a palavra 'político' está "muito associada pejorativamente".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10