Da Educação aos rendimentos, são já algumas as matérias que o novo Executivo PS, com apoio parlamentar à Esquerda, decidiu primar pela diferença em relação ao governo anterior. Entre PSD e CDS, há quem sugira que PS se tem limitado a ‘desfazer o que estava feito’. O socialista Pedro Silva Pereira discorda.
“Por muito que isso desagrade à minoria de direita, os portugueses que nas últimas eleições legislativas votaram maioritariamente por uma mudança de política têm o direito de esperar que o Governo do PS (…) se confirme como um Governo de verdadeira alternativa”, escreve o antigo governante no Diário Económico.
Ironizando, diz ainda Silva Pereira que “nestes últimos anos quase perdemos o hábito de ter no Governo quem cumpre as promessas que faz” e que, por essa razão, “quem não está habituado, estranha”.
Porém, considera, “não se percebe o coro de indignação que vai nas hostes da Direita só porque o Governo do PS está a reverter as medidas mais gravosas do governo anterior”, pode ler-se.