Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Há maturidade democrática para aceitar mulheres nos cargos políticos"

A candidata presidencial Maria de Belém disse hoje, em Santa Maria da Feira, que acredita que há em Portugal uma "maturidade democrática" que percebe "bem a importância" das mulheres no exercício da vida política.

"Há maturidade democrática para aceitar mulheres nos cargos políticos"
Notícias ao Minuto

14:26 - 13/01/16 por Lusa

Política Maria de Belém

Durante uma manhã dedicada às mulheres, a antiga ministra e presidente do PS destacou também o papel das mulheres na sociedade e questionada se a afirmação da sua candidatura é mais difícil pelo facto de ser mulheres frisou que não.

"Acho que em Portugal nós temos uma maturidade democrática que percebe bem a importância das mulheres no exercício da vida política", sustentou durante uma visita a uma fábrica de malas e carteiras do distrito de Aveiro.

"Muitas vezes o que acontece é que quando se introduzem na tal agenda política determinadas matérias elas são consideradas subalternas e é preciso fazer um esforço de investimento na demonstração que não há matérias subalternas", frisou.

Os jornalistas perguntaram ainda se Maria de Belém conta com o voto das mulheres, ao que a candidata respondeu que "muitas acham que é importante que as mulheres possam finalmente exercer o poder ao mais alto nível".

"Muitas mulheres sentem que é chegado o momento de ter um exercício da Presidência diferente", sublinhou.

Maria de Belém disse ainda que hoje em dia as mulheres podem fazer todos os trabalhos que os homens fazem e lembrou a capacidade, que está estudada do ponto de vista biológico, para elas fazerem "várias tarefas ao mesmo tempo".

"A desigualdade é cultural e a desigualdade demora muito tempo a desaparecer, por isso é que é tão importante continuarmos a investir na igualdade de oportunidades na medida em que a desigualdade tem muitas manifestações e uma delas é a da violência doméstica, que radica muito no desvalor que se dá às mulheres, nas mulheres consideradas como propriedade de alguém", salientou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório