Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Documentos de Passos podem reabrir investigação a Sócrates

O Governo de Passos Coelho entregou no final do ano passado ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa a documentação do Conselho de Ministros, relacionada com um decreto-lei sobre as farmácias, que pode motivar a reabertura do processo de investigação ao anterior Executivo de José Sócrates, escreve esta quarta-feira o jornal i.

Documentos de Passos podem reabrir investigação a Sócrates
Notícias ao Minuto

08:35 - 06/03/13 por Notícias Ao Minuto

Política Farmácia

Passos Coelho entregou documentos, no final de 2012, que podem reabrir a investigação ao decreto-lei feito à medida das farmácias, do anterior Governo de José Sócrates, noticia hoje o jornal i, que adianta que o inquérito à lei que repôs o lucro das farmácias tinha sido arquivado porque o Executivo do PS recusou ao DIAP de Lisboa o acesso ao processo legislativo.

O jornal recorda que o decreto-lei do Governo de Sócrates esteve sob suspeita de tráfico de influências no âmbito do processo Face Oculta, mas acabou por ser arquivado a 30 de Setembro de 2010 pelo departamento liderado por Maria José Morgado, procuradora-geral adjunta.

Agora, explica o i, a chegada da nova documentação obrigou a 9.ª Secção do DIAP de Lisboa a considerar a reabertura da investigação.

O jornal recorda que na base das suspeitas originais estavam escutas telefónicas entre João Cordeiro, presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e Armando Vara, na altura vice-presidente do BCP e amigo próximo do, na altura, primeiro-ministro José Sócrates, realizadas entre Junho e Agosto de 2009. Nessas conversas, o presidente da ANF pressionou Vara a pedir ao amigo Sócrates que aprovasse em Conselho de Ministros uma lei que repusesse a margem de lucro das farmácias em 20%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório