Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Alerta à Esquerda: PCP quer renegociar dívida nos seus moldes

Assunto não foi esquecido pelos comunistas que se preparam para fazer o tema chegar à discussão pública.

Alerta à Esquerda: PCP quer renegociar dívida nos seus moldes
Notícias ao Minuto

07:50 - 21/12/15 por Notícias Ao Minuto

Política Reestruturação

A reestruturação da dívida portuguesa é um assunto sensível para o Executivo de António Costa que, segundo disse fonte governamental ao Diário de Notícias, quer discutir o tema de forma mais reservada.

Assim, o PS e o Bloco de Esquerda decidiram, aquando da assinatura do acordo à Esquerda, que o tema seria tratado num “grupo de trabalho para a avaliação da sustentabilidade da dívida externa”, garantiu fonte do Executivo ao DN.

Opinião diferente tem o outro parceiro do PS. Também a esta publicação, o deputado comunista Paulo Sá frisou que “a reestruturação da dívida de que fala o FMI não é a mesma de que fala o PCP”.

“A dívida deve ser renegociada nos moldes que propomos, tendo em conta os interesses do país. Voltaremos a apresentar uma iniciativa parlamentar [para discutir o tema]. A data concreta ainda não está definida”, garantiu Paulo Sá em declarações ao Diário de Notícias.

Este fim-de-semana, o FMI assumiu os seus próprios erros no programa de ajustamento que exigiu que fosse aplicado em alguns países em crise, como aconteceu com Portugal. A rapidez na aplicação das medidas foi um dos principais erros apontados pela instituição liderada por Christine Lagarde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório