Alerta à Esquerda: PCP quer renegociar dívida nos seus moldes

Assunto não foi esquecido pelos comunistas que se preparam para fazer o tema chegar à discussão pública.

Execução Orçamental confirma "política de empobrecimento"

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
21/12/2015 07:50 ‧ 21/12/2015 por Notícias Ao Minuto

Política

Reestruturação

A reestruturação da dívida portuguesa é um assunto sensível para o Executivo de António Costa que, segundo disse fonte governamental ao Diário de Notícias, quer discutir o tema de forma mais reservada.

Assim, o PS e o Bloco de Esquerda decidiram, aquando da assinatura do acordo à Esquerda, que o tema seria tratado num “grupo de trabalho para a avaliação da sustentabilidade da dívida externa”, garantiu fonte do Executivo ao DN.

Opinião diferente tem o outro parceiro do PS. Também a esta publicação, o deputado comunista Paulo Sá frisou que “a reestruturação da dívida de que fala o FMI não é a mesma de que fala o PCP”.

“A dívida deve ser renegociada nos moldes que propomos, tendo em conta os interesses do país. Voltaremos a apresentar uma iniciativa parlamentar [para discutir o tema]. A data concreta ainda não está definida”, garantiu Paulo Sá em declarações ao Diário de Notícias.

Este fim-de-semana, o FMI assumiu os seus próprios erros no programa de ajustamento que exigiu que fosse aplicado em alguns países em crise, como aconteceu com Portugal. A rapidez na aplicação das medidas foi um dos principais erros apontados pela instituição liderada por Christine Lagarde.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas