Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"São sinais preocupantes quando extremismos atingem França"

A candidata presidencial Maria de Belém considerou hoje que "são sinais preocupantes" quando extremismos atingem um dos países mais importantes da União Europeia, reagindo à vitória pela Frente Nacional, de extrema-direita, nas eleições regionais francesas de domingo.

"São sinais preocupantes quando extremismos atingem França"
Notícias ao Minuto

18:10 - 07/12/15 por Lusa

Política Maria de Belém

Depois de uma reunião com a Comunidade Ismaelita, em declarações à agência Lusa e à TVI, Maria de Belém foi questionada sobre a vitória da extrema-direita nas eleições regionais de domingo, considerando que é preciso "haver uma leitura política daquilo que está a acontecer" e saber se o caminho a seguir é centrar a preocupação da Europa em objetivos económicos e financeiros.

"São sinais preocupantes porque poderá concluir-se que quando os extremismos atingem um dos países mais importantes da União Europeia, um grande país e considerando eu que as demagogias e os populismos são um risco enorme para a democracia, não é bom, não vamos por bom caminho", alertou.

Concordando que "Portugal tem dado um sinal diferente", a candidata presidencial ressalvou que é preciso "olhar para o conjunto da União Europeia", que é o espaço supranacional que é preciso "construir com base nos princípios e valores que presidiram à sua fundação".

Interrogada sobre o cumprimento das metas do défice, Maria de Belém respondeu que esta "questão não é para candidatos presidenciais, mas para o Governo", para que este "veja como pode, de acordo com a vontade que exprimiu de cumprir os critérios, no sentido de evitar os procedimentos de défice excessivo, que são de interesse para o país".

Sobre a Comunidade Ismaelita, a ex-presidente do PS sublinhou que esta "se integrou completamente em Portugal e colabora ativamente com todos os objetivos do Estado português".

"Tem uma atividade importantíssima em termos de dinamização da economia e uma especial preocupação que é o desenvolvimento humano. É uma comunidade extraordinariamente importante que deve ser sublinhada apenas pelos seus aspetos positivos, porque negativos não há", enalteceu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório