Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Ricardo Figueiredo recandidato em coligação com CDS para ter maioria

Ricardo Oliveira Figueiredo apresentou hoje a sua recandidatura pelo PSD às eleições intercalares à Câmara de São João da Madeira, coligando-se com o CDS para uma maioria que evite impasses como os que conduziram à sua renúncia em outubro.

Ricardo Figueiredo recandidato em coligação com CDS para ter maioria
Notícias ao Minuto

21:32 - 28/11/15 por Lusa

Política São João

Referindo que a situação em que o município se encontra atualmente resulta da circunstância de que a Oposição local "não gosta de consensos e prefere os bloqueios", o ex-autarca que vinha gerindo a autarquia em minoria defende: "É necessário que comece um novo ciclo porque vamos precisar de deliberações da Câmara para avançar".

Emprego, solidariedade e juventude são os "três grandes desígnios" de Ricardo Oliveira Figueiredo para o próximo mandato e, no primeiro caso, a aposta passará por formação para a empregabilidade e para o empreendedorismo, de acordo com os interesses das indústrias locais tradicionais, inovadoras, tecnológicas e criativas.

Já ao nível da solidariedade, o objetivo é insistir no "crescimento inclusivo e sustentável" e melhorar a coesão social em parceria com as instituições locais, enquanto no âmbito da juventude a pretensão da candidatura é garantir o desenvolvimento com recurso à educação, emprego, desporto, cultura e animação da cidade.

Em termos mais precisos, Ricardo Oliveira Figueiredo propõe-se concretizar os 22 projetos que, embora recomendados pela Assembleia Municipal, foram chumbados pela Oposição em reunião de Câmara e conduziram assim à renúncia dos elementos do PSD que haviam ganho as eleições. Entre essas propostas inclui-se a reabilitação de quatro prédios de habitação social em termos energéticos e a requalificação das piscinas municipais de São João da Madeira.

Especificamente quanto a essa obra, o candidato do PSD realça, aliás, que pretende retomar o projeto inicial inviabilizado pela Oposição: o da construção de novas piscinas de acordo com o projeto do arquiteto Eduardo Souto Moura. "Estas piscinas vão ser construídas e vamos iniciar a sua construção neste mandato", prometeu, mesmo reconhecendo que nessa empreitada já não poderá contar com a comparticipação de três milhões de euros a fundo perdido que os vereadores do PS e do movimento "SJM Sempre" inviabilizaram.

A expansão do parque do rio Ul, a construção de uma rede de ciclovias, a requalificação do mercado municipal e a revitalização da envolvente inativa da metalúrgica Oliva são outras das obras anunciadas para a gestão em maioria pelo PSD, "para o que é preciso que as pessoas vão mesmo votar".

Enquanto candidato independente, Ricardo Oliveira Figueiredo é cabeça-de-lista pelo PSD, que hoje assinou um acordo de coligação com a estrutura local do CDS-PP, para corrida partilhada às autárquicas de 24 de janeiro. O documento foi subscrito pelos presidentes das distritais de Aveiro de ambos os partidos: Ulisses Pereira pelo PSD e Jorge Pato pelo CDS-PP.

A lista resultante desse acordo deverá contar com outros independentes e tem como objetivo assegurar "um consenso mais alargado" quanto à candidatura, que mandatada por Manuel Castro Almeida, ex-presidente da Câmara de São João da Madeira e ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Regional no governo de Passos Coelho.

Entretanto, o PSD de São João da Madeira já começou a colocar na cidade uma série de 'outdoors' destinados a sinalizar as obras que, bloqueadas pela Oposição, conduziram à renúncia dos eleitos sociais-democratas aos cargos que vinham ocupando na Câmara.

Segundo explica a respetiva concelhia, as estruturas incluem "imagens e informações sobre investimentos que os vereadores da Oposição impediram o Executivo social-democrata de concretizar" e que representavam, no total, mais de 10 milhões de euros em obras na cidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório