Orçamento poderá ser aprovado já com Cavaco fora de cena

Belém poderá já não ter o atual inquilino quando Orçamento do Estado chegar ao Parlamento.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
28/11/2015 09:34 ‧ 28/11/2015 por Notícias Ao Minuto

Política

PS

Entre eleições e o impasse político que se lhe seguiu, e apesar da pressão de Bruxelas, Portugal continuou sem Orçamento do Estado para o próximo ano. O documento está agora em fase de desenvolvimento. Mas o PS estará também atento ao calendário político.

Escreve o Diário de Notícias que o novo Governo liderado por António Costa quer que o documento seja aprovado em março. Por tradição, os presidentes da República tomam posse a 9 de março. Tendo em conta isto, o PS poderá optar por finalizar o processo de aprovação do Orçamento já com Cavaco Silva fora de cena.

O jornal diário adianta mesmo que os calendários serão feitos de forma a que o momento da aprovação final do Orçamento do Estado se faça já com novo inquilino a morar no Palácio de Belém. E esta será inclusive a preferência do PS, que, com o apoio dos partidos à sua Esquerda, tem margem para gerir o calendário.

Após ter visto o primeiro-ministro que indigitou, Passos Coelho, ser ‘chumbado’ no Parlamento, Cavaco Silva passou duas semanas em reuniões com figuras dos mais diversos setores, escolhidas por si. Após este processo, acabou por dar ‘luz verde’ a António Costa para formar Governo, mas não sem reticências.

No dia da tomada de posse de Costa, aliás, o próprio discurso de Cavaco Silva ficou marcado por mais avisos e a recordação de que ainda detém poderes. Já ontem, o Diário Económico sugeria que a relação entre o novo primeiro-ministro e o Presidente da República se ficaria pelo estritamente institucional.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas