O Presidente da República (PR) solicitou esta segunda-feira ao secretário-geral do PS a clarificação formal de questões que suscitam dúvidas quanto "à estabilidade e à durabilidade de um Governo minoritário do Partido Socialista, no horizonte temporal da legislatura", lê-se numa nota divulgada no site da Presidência da República.
Na nota é também referido que o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, encarregou, o secretário-geral do PS, António Costa, "de desenvolver esforços tendo em vista apresentar uma solução governativa estável, duradoura e credível".
“Não me preocupa que o PR exerça o seu mandato; mas preocupa-me que não considere que o PSD e o CDS também têm responsabilidades. O último parágrafo do comunicado não é aceitável. Não é só o Governo que é responsável por cumprir os compromissos internacionais do país. Quem está (vai) para a oposição também deve dar o seu contributo”, escreveu o socialista.
“A Direita na oposição também tem responsabilidade. Ou foi só o PS na oposição que teve que ser responsável?”, questiona o socialista.