Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Verdes dizem que única novidade do programa PSD/CDS-PP é o descaramento

O deputado do Partido Ecologista Os Verdes (PEV), José Luís Ferreira, afirmou hoje, no encerramento do debate sobre o programa do XX Governo Constitucional, que a única novidade do documento é o descaramento.

Verdes dizem que única novidade do programa PSD/CDS-PP é o descaramento
Notícias ao Minuto

17:00 - 10/11/15 por Lusa

Política José Luís Ferreira

Começando por afirmar que "o programa de Governo PSD/CDS é marcado essencialmente pela continuidade disfarçada do 'agora é que vai ser'", o deputado do PEV considerou que "o que o PSD e o CDS agora prometem é combater os resultados das políticas que impuseram ao longo dos últimos quatro anos, olhando para os cinco objetivos fundamentais sobre os quais assenta o programa de Governo, a novidade é apenas o descaramento".

Para sustentar esta acusação, o deputado ecologista referiu, perante os restantes deputados, o convite [de PSD/CDS-PP] à emigração dos jovens que é agora contraposto com a vontade de combater o 'inverno demográfico', a pobreza, a "destruição do Estado social", o aumento do desemprego e a diminuição do poder de compra dos portugueses.

O deputado disse que o Governo quer combater agora todas estas situações que provocou, assinalando também a inação no setor ambiental, como a água, a proteção da natureza, os transportes e as alterações climáticas.

"Um governo que generalizou a precariedade vive agora uma situação verdadeiramente precária, um Governo a prazo que os portugueses revogaram no passado dia 04 de outubro apresenta-nos agora um programa repleto de pressupostos falsos e a partir de premissas completamente erradas", salientou o deputado.

O deputado considerou que "quem quis que PSD e CDS continuassem as suas desastrosas políticas foi o Presidente da República" e não os portugueses, que quiseram sim "eleger 230 deputados, criando uma nova correlação de forças no parlamento de forma a impedir que PSD e CDS continuem no Governo", condenando as políticas de austeridade.

"É preciso que agora se façam traduzir os resultados eleitorais, é a democracia a funcionar. Quer se goste, quer se não goste, são estas as regras da democracia e com elas teremos de saber conviver", afirmou o deputado aos deputados, acrescentando que "seria irresponsável não atender a este novo quadro parlamentar".

Ressalvando que "os partidos que se comprometeram perante os eleitores com as políticas de mudança assentam em propostas políticas diferentes, têm programas eleitorais diferenciados e avançam de pontos de partida também diferentes", José Luís Ferreira afirmou que Os Verdes se envolveram na discussão do programa de um Governo "capaz de dobrar o ciclo de empobrecimento e de travão ao desenvolvimento ambiental, social e económico do país".

O deputado concluiu a sua intervenção vincando que "não faltam motivos para os Verdes, com sentido de responsabilidade, rejeitarem este programa de Governo e para isso apresentaram hoje uma moção de rejeição ao programa de Governo PSD/CDS-PP, como forma de quebrar este ciclo de políticas que tanto têm vindo a infernizar a vida dos portugueses".

José Luís Ferreira foi aplaudido por toda ala esquerda do parlamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório