Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Marcelo "diz sempre o que as pessoas querem ouvir"

O candidato à presidência da República lança elogios ao adversário.

Marcelo "diz sempre o que as pessoas querem ouvir"
Notícias ao Minuto

14:25 - 05/11/15 por Notícias ao Minuto

Política Henrique Neto

Na ‘Redacção Aberta’ do Jornal de Negócios, Henrique Neto disse que gostaria de disputar a segunda volta com Marcelo Rebelo de Sousa.“Seria interessante porque somos duas faces de duas moedas diferentes, não somos duas fases da mesma moeda”, garantiu.

Enquanto cidadão, Henrique Neto reconhece, no entanto, que Marcelo possui “características de inteligência e até de genialidade” mas não é, contudo, “o que o país precisa”. “Vejo instabilidade, vejo factos políticos, vejos adaptação ao meio ao longo dos tempos, e é por isso que ele [Marcelo] tem o sucesso que tem: diz sempre o que as pessoas querem ouvir”.

Questionando-se se “será isso que o país precisa”, Henrique Neto responde às próprias dúvidas: “Tenho a maior das dúvidas. Às vezes é preciso dizer às pessoas o que elas não querem ouvir. Desde que seja verdade, eu acredito que as pessoas respeitam quem faz isso”.

A instabilidade política atual

Este foi outro dos temas da conversa. Desafiado a diferenciar-se de Cavaco, o candidato afirma que teria agido de forma diferente a quando da indigitação. “Teria começado por chamar todos os partidos para ouvir em primeira mão qual a disposição de cada um para contribuir para a estabilidade política”, reiterou.

“Se as respostas dos partidos fossem aquelas que eram previsíveis, teria convocado os líderes dos dois principais partidos, PSD e PS, que representam 70% do eleitorado, e responsabilizá-los-ia pela estabilidade governativa”.

Com um acordo teoricamente ‘à vista’ entre o PS e a Esquerda, Henrique Neto diz que, caso estivesse em Belém, “exigiria um acordo formal, naturalmente escrito e muito claro sobre o programa do Governo que iria existir. O Presidente tem de julgar se o Governo que o dr. António Costa apresentará é sólido, responde às necessidade do país e não levanta problemas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório