Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

"O acordo à Esquerda terá que conter um compromisso formal de entendimento"

O candidato presidencial defende a assinatura de um acordo formal entre a Esquerda, a ser apresentado, com a explicitação de todos os compromissos.

"O acordo à Esquerda terá que conter um compromisso formal de entendimento"
Notícias ao Minuto

19:48 - 02/11/15 por Notícias ao Minuto

Política Henrique Neto

Numa carta enviada ao Presidente da República na sexta-feira e hoje divulgada, e a que o Diário de Notícias teve acesso, o candidato presidencial, Henrique Neto, considera que o acordo à Esquerda deve ser escrito como um compromisso formal para quatro anos.

“O acordo terá que conter um compromisso formal de entendimento para quatro anos, sendo naturalmente inaceitável um acordo de menor duração ou restrito nos seus objetivos”, explica, segundo cita o Diário de Notícias.

Henrique Neto defende que Cavaco Silva chame a Belém o secretário-geral do PS, António Costa, enquanto líder da segunda força política mais votada para “o confrontar com a mesma exigência feita ao líder do PSD, ou seja, procurar um entendimento político credível que garanta a estabilidade governativa durante toda a legislatura”.

"O objetivo mínimo será um acordo escrito", refere Henrique Neto, acrescentando que "as circunstâncias excecionais em que um tal governo é constituído exigem esse entendimento tão minucioso quanto possível".

O acordo deve ainda explicar que os parceiros se comprometem a não pôr em causa os compromissos internacionais.

"No caso de o líder do PS não conseguir um acordo nas condições descritas, o acordo que apresentará será uma fraude política, pelo que tem o Presidente da República toda a legitimidade para recusar a indigitação do Dr. António Costa como primeiro-ministro, e de responsabilizar o PS pela crise", sublinha.

Este não é "um tempo de complacência com meros jogos partidários, com interesses mesquinhos, individuais ou de grupo, ou com ambições pessoais, por mais legítimas que sejam", explica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório