Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

PCP apoia candidatura de Ferro Rodrigues à presidência da AR

O líder parlamentar do PCP anunciou hoje que a candidatura do socialista Ferro Rodrigues à presidência da Assembleia da República terá o apoio dos comunistas, sublinhando que é necessário traduzir nesse cargo a "nova correlação de forças" parlamentar.

PCP apoia candidatura de Ferro Rodrigues à presidência da AR
Notícias ao Minuto

15:16 - 23/10/15 por Lusa

Política João Oliveira

"É importante que a nova correlação de forças se faça traduzir também na decisão relativamente à eleição do presidente da Assembleia da República", afirmou o líder parlamentar do PCP, João Oliveira.

Em declarações aos jornalistas no Parlamento, João Oliveira recordou que os resultados das eleições de 04 de outubro devem ter uma expressão do ponto de vista político e também institucional e que "as implicações do ponto de vista institucional não deixam de ter também ter influência na presidência da Assembleia da República".

Desta forma, acrescentou, "os deputados do grupo parlamentar do PCP contribuirão para a eleição do deputado Ferro Rodrigues".

Numa resposta indireta às críticas do PSD e do CDS-PP que a eleição de Ferro Rodrigues irá contra a tradição de eleger presidente da Assembleia da República o candidato proposto pelo partido mais votado, o líder parlamentar do PCP disse que não se trata de "uma situação sem precedentes", ao contrário da "informação que erradamente tem sido transmitida por outros".

Em 1981, lembrou, quando o PSD e o CDS se apresentaram a eleições coligados na então Aliança Democrática, o candidato indicado para a presidência da Assembleia da República foi o deputado do CDS Oliveira Dias, que depois veio a exercer o cargo entre 1981 e 1982.

"Foi um precedente que foi aberto pelo PSD e pelo CDS que indicaram como candidato a presidente alguém que não era originário do partido com maior representação parlamentar", sustentou.

João Oliveira recordou também que não é inédita a rejeição do candidato indicado pelo grupo parlamentar com mais deputados, uma situação que aconteceu na última legislatura, quando o deputado Fernando Nobre, que tinha sido indicado pelo PSD, falhou por duas vezes a eleição.

Na altura, e depois do seu nome ter sido rejeitado duas vezes, Fernando Nobre desistiu, tendo o PSD indicado o nome de Assunção Esteves, que foi então eleita presidente da Assembleia da República.

Na conferência de imprensa, João Oliveira indicou também que o PCP decidiu manter a composição da direção do grupo parlamentar que já vinha da anterior legislatura.

Assim, João Oliveira continuará a ser o presidente do grupo parlamentar, enquanto António Filipe e Paula Santos manterão os cargos de vice-presidentes da bancada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório