Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Com governo PS/PCP e Bloco "há uma forte probabilidade" de novo resgate

O cronista e economista João César das Neves considera, aliás, que António Costa já tomou a decisão de avançar nesse sentido.

Com governo PS/PCP e Bloco "há uma forte probabilidade" de novo resgate
Notícias ao Minuto

15:00 - 14/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política César das Neves

Foi na antena da TVI24, no programa ‘Olhos nos Olhos’, que João César das Neves traçou, a noite passada, o cenário político que o país poderá vir a enfrentar. Na opinião do economista, a decisão de António Costa está tomada: ser primeiro-ministro e avançar para um governo de esquerda.

Acontece que, alertou César das Neves, a confirmar-se este cenário “há uma forte probabilidade” de Portugal enfrentar um novo resgate. “Mesmo que as coisas corressem muito bem, há uma enorme quantidade de imponderáveis, internacionais até. Portugal está numa situação muito frágil”, declarou o economista.

“Nós temos uma crise financeira de 15 anos, caímos na emergência quase limite em 2011, nessa altura apagámos o fogo e conseguimos. Mas a situação está ainda muito frágil. Já não temos as labaredas que tínhamos mas a casa ameaça ruir a qualquer momento”, prosseguiu.

Pelo que, “se houvesse algum juízo iriamos continuar a consolidação orçamental, tratar do problema da parte privada: estamos com a menor taxa de poupança da história de Portugal. O país não pode resistir com uma taxa de poupança abaixo dos 5%”.

E, conclui César das Neves na TVI24, com um governo de esquerda liderado por Costa, o que se espera é uma “enorme quantidade de irrealismo” quanto a estes problemas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório