“Este Governo está muito condicionado pelo contexto e não tem poder. Quem é verdadeiramente o primeiro-ministro de Portugal é a senhora Angela Merkel [chanceler alemã]”. As declarações pertencem ao ex-bastonário da Ordem dos Advogados, José Miguel Júdice, que, em entrevista ao Diário Económico, não poupa o Executivo de Pedro Passos Coelho, sublinhando que “este não-Governo não pode deixar de saber que este esforço reformista lhe pode custar as eleições”.
Em sentido contrário, o advogado tece rasgados elogios ao autarca de Lisboa, António Costa, que, no seu entender “está a ser um excelente presidente da Câmara”.
Aliás, Júdice vai mais além, frisando que Costa “daria um excepcional secretário-geral do PS, porque é uma pessoa muito determinada, muito forte e com grande capacidade de criar consensos…”, bem como considera que o político seria “um bom Presidente da República”.
Relativamente ao actual bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, o antigo responsável comenta que este “está, felizmente a terminar o mandato”. “Fez coisas positivas, com certeza. Com o seu temperamento foi um excelente bastonário na defesa do Estado de Direito. Agora, em tudo o resto, tal como disse quando foi eleito, não ia ser um bom bastonário. E não foi”, remata José Miguel Júdice.