Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Eduardo Catroga acusa António Costa de "manipular passado"

Eduardo Catroga escreveu uma carta a António Costa, acusando-o de tentar fazer esquecer o passado.

Eduardo Catroga acusa António Costa de "manipular passado"
Notícias ao Minuto

23:10 - 12/09/15 por Notícias Ao Minuto

Política Eduardo Catroga

Numa carta enviada ao líder socialista, à qual a SIC Notícias teve acesso, Eduardo Catroga, ex-ministro das Finanças, surge em defesa de Pedro Passos Coelho na questão de “quem chamou a troika”, e ‘lança-se’ a António Costa.

“Tem de haver limites para a manipulação do passado”, escreve, lembrando que o pedido foi ainda feito na governação de José Sócrates, tendo sido Teixeira dos Santos, ministro das Finanças da altura, quem pediu a assistência externa.

Eduardo Catroga lembra ainda que as conversas sobre as medidas de austeridade foram convocadas pelos três constituintes da troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) e que, na altura das conversações, o "PSD foi sistematicamente ignorado" pelo governo da altura (Sócrates), e só encontrou "silêncio e opacidade" em torno das negociações com a troika.

Quanto à ideia de “ir além da troika”, o antigo ministro refere que "se as metas orçamentais acabaram por ser flexibilizadas em todos os anos do programa, e para valores menos restritivos do que aqueles acordados pelo governo socialista no memorando original, isso significa que o 'ir além da troika' nunca disse respeito à política orçamental”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório