Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Europa dá sinais de ter despertado. Mais vale tarde do que nunca"

António Galamba alerta que "há uma espécie de anestesia, de indiferença e de resignação que se tem apoderado dos cidadãos, das sociedades e dos estados".

"Europa dá sinais de ter despertado. Mais vale tarde do que nunca"
Notícias ao Minuto

20:03 - 10/09/15 por Notícias ao Minuto

Política António Galamba

Para o socialista António Galamba, perante a crise dos refugiados, "a Europa comporta-se como um velho petroleiro sem capacidade para dar umas guinadas que alterem o rumo dos acontecimentos".

Na análise do socialista publicada no jornal i desta quinta-feira, António Galamba questiona há quantos meses e anos "morrem milhares de migrantes e de refugiados no mar Mediterrâneo" sem que "a trágica situação" tenha suscitado "a comoção geral agora conseguida". E responde: "demasiados".

Acrescenta ainda António Galamba que tal se tem verificado devido ao facto de, "manietados pela cultura de egoísmos nacionais, pela linha política da austeridade geradora do 'salve-se quem puder' e por um progressivo afastamento das necessidades e das expectativas dos europeus, chegámos a um ponto de contradição total", considera.

Apesar desta demora, salienta ainda o cronista que a "Europa dá sinais de ter despertado. Tarde, mas mais vale tarde do que nunca". A grande questão agora é descobrir "uma resposta eficaz para a emergência".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório