Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"A Europa não tem um conceito estratégico"

A falta de orientação na Europa repercute-se em Portugal, entende Adriano Moreira, que frisa o civismo com que os portugueses têm reagido aos sacrifícios que lhes são impostos.

"A Europa não tem um conceito estratégico"
Notícias ao Minuto

22:46 - 30/07/15 por Goreti Pera

Política Adriano Moreira

Adriano Moreira olha para Portugal como um país que “foi sempre dependente”, integrado numa Europa que “não tem um conceito estratégico”.

A prova desta “falta de orientação” reside, entre outros aspetos, na proposta do presidente francês, François Hollande, de criar uma “vanguarda” na União Europeia. Segundo o politólogo e advogado, tal iniciativa “devia deixar preocupados todos os cidadãos europeus”.

“A Europa está a viver como se fosse uma ilha”, lamentou o estadista, entrevistado na ‘Edição da Noite’ da SIC, lembrando que “vivemos uma crise mundial e nunca se convocou o Conselho Social”.

Falando sobre a situação atual de Portugal, Adriano Moreira disse entender que existe uma “crise de emprego grande – as estatísticas não dizem a realidade acerca do sofrimento da população” –, mas admitiu que, ainda que “frágeis”, há “elementos em que melhorámos”.

Contudo, o sociólogo entende que a falta de um conceito na Europa nos impede de saber que objetivo devemos seguir. Ainda assim, destaca o “civismo com que o povo português tem suportado os sacrifícios que lhe são pedidos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório