Meteorologia

  • 15 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Edição

"A Grécia ensinou-nos que não há união, não há solidariedade"

No seu espaço de comentário habitual na SIC, Miguel Sousa Tavares, falou sobre a proposta apresentada pelo presidente francês, François Hollande, na criação de um governo com seis países fundadores na Zona Euro.

"A Grécia ensinou-nos que não há união, não há solidariedade"

"Isto é um regresso às origens. Não vejo bem como pode resolver o problema da Europa. Retira a soberania monetária aos países. Os países ficam desprovidos", disse em comentário à proposta do presidente francês, François Hollande.

No entanto, Sousa Tavares admite que não "há regras comuns que garantam a segurança bancária por igual em todos os países de toda a união. Não temos sequer parcialmente uma mutualização da dívida, ou seja, que a partir de 60% da dívida em relação ao PIB, a dívida passava a ser europeia".

"Temos uma moeda única mas com condições que estabelecem uma desigualdade competitiva que só tem feito agravar as desigualdades dentro da Zona Euro", admite e acrescenta que atualmente a Europa é comandada pela Alemanha. "O que Hollande quer fazer é diluir o mando único da Alemanha. Mas não me parece que seja a solução para os problemas".

Para o comentador, "a Grécia ensinou-nos que não há união, não há solidariedade nem unidade". "O tratamento punitivo e humilhante causado à Grécia deixa marcas profundas", refere.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório