Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Resultado do referendo é "vitória da democracia sobre burocracia"

O candidato presidencial Henrique Neto defendeu hoje que o resultado do referendo na Grécia representou "uma vitória, por enquanto limitada, da democracia sobre a burocracia" e aconselhou a União Europeia e o Governo grego a "pararem para pensar".

Resultado do referendo é "vitória da democracia sobre burocracia"
Notícias ao Minuto

11:46 - 07/07/15 por Lusa

Política Henrique Neto

"A vitória do 'Não' no referendo grego não pode ser vista como uma vitória sobre a União Europeia e sobre o euro, que 80% dos gregos continuam a apoiar", defende o também empresário, em comunicado.

Para Henrique Neto, "o que a União Europeia e o Governo grego têm agora a fazer é parar para pensar, não podendo permitir-se nos próximos dias e meses declarações apressadas, confrontos de personalidades e a mesma indecisão que tem caracterizado os últimos anos da União Europeia".

"Portugal tem aqui uma oportunidade para usar a sabedoria da sua cultura universalista, como uma das mais antigas nações europeias, para defender que no curto prazo seja criado um programa de ajuda financeira à Grécia que evite a sua saída do euro e que a médio prazo se reavalie, de forma democrática, o que vai mal na União Europeia", defendeu.

O candidato a Belém diz ainda esperar que os governantes portugueses entendam "onde estão os interesses permanentes de Portugal no contexto do futuro da União Europeia e de acordo com a fidelidade aos valores democráticos do 25 de Abril de 1974", sublinhando que existem problemas graves na Europa que "transcendem em muito a questão grega".

"A incapacidade de organizar um modelo de governação coerente para a União Europeia, é, em parte, o resultado da discutível pressa em acelerar a integração à força de países e culturas diversas, bem como da tentação de usar modelos não democráticos, para evitar 'os riscos da democracia'", criticou.

Para Henrique Neto, é essa tentação que "está a destruir o projeto europeu de paz, de prosperidade e de solidariedade, sonhado pelos seus fundadores, depois da última destruição da Europa".

Na sequência da vitória clara do 'Não' (61%) na consulta popular que se realizou na Grécia no domingo, realiza-se hoje uma cimeira da zona euro em Bruxelas, a ter início às 18:00 locais (17:00 de Lisboa) e que será antecedida de uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), às 13:00 (12:00 de Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório