Procurar

Os seis 'amigos' que ajudaram Marco António Costa 'a subir'

São seis os 'braços-extra' que ajudaram Marco António Costa a chegar onde chegou. Entre sócios e meros motoristas, todos eles contribuiram para facilitar as movimentações do 'número dois' do PSD.

Os seis 'amigos' que ajudaram Marco António Costa 'a subir'

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
25/06/2015 20:43 ‧ há 10 anos por Notícias ao Minuto

De acordo com a investigação da revista Visão, cujos resultados foram publicados na edição desta semana, foram seis os nomes que facilitaram a vida ao agora conhecido como 'Big MAC' (iniciais de Marco António Costa). Ei-los:

Agostinho Branquinho - Conheceu Marco António Costa na década de 90. Nessa época, fez a segunda campanha eleitoral do PSD em Valongo e o universo de empresas de comunicação dos quais era presidente celebrou contratos com a autarquia. Quando abandonou a Ongoing e regressou do Brasil, rumou para a comissão executiva da Santa Casa da Misericórdia do Porto, onde ainda é provedor. Substitui Marco António Costa enquanto secretário de Estado da Segurança Social. Da Ongoing recebeu, em 2012, mais de 150 mil euros.

Virgílio Macedo - Foi revisor oficial de contas em Valongo e Gaia antes, durante e depois da passagem de Marco por essas autarquias. É o único fiscal da PMV - Policlínica, empresa que gere o hospital privado São Martinho, em Valongo, do qual Agostinho Branquinho foi consultor, e cujo licenciamento está repleto de ilegalidades, de acordo com as conclusões do Ministério Público.

Miguel Santos - É vice-presidente da bancada do PSD no Parlamento, dirigente do PSD/Porto e diretor do Povo Livre desde o último congresso, cargo que lhe dá a possibilidade de controlar a publicação das convocatórias das eleições nas distritais e concelhias. Foi administrador da Agência de Investimentos de Gaia e diretor da Inovagaia. A companheira exerceu funções enquanto juíza no Tribunal de Valongo. A sogra, Trindade Vale, é vereadora e presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado de Ermesinde, da qual Miguel Santos é 'vice'.

Trindade Vale - É madrinha de uma das filhas de MAC. Costumava ir buscá-la à escola numa viatura da autarquia, ato que resultou em denúncias no Ministério Público. Foi um alicerce importante do foro familiar de Marco António Costa, quando este se separou da mulher.

Bolota Belchior - Foi sócio de Marco, a quem tem arrendadas salas de escritório, diante da Câmara de Gaia. A sociedade de advogados que gere tem uma parceria com o escritório de Nobre Guedes e Mota Soares, que mais tarde se viria a tornar Ministro da Segurança Social, cargo que hoje exerce no governo de Passos Coelho. Entre 2010 e 2013, recebeu cerca de 315 mil euros por parte da autarquia. Ganhou outros 289 mil euros nos últimos dois anos, frutos de contratos com autarquias PSD/CDS, Trofáguas, Estradas de Portugal e Centro Hospitalar de Gaia.

Fernando Pinto - Foi segurança de discotecas e hipermercados. Hoje é funcionário da autarquia, onde começou como motorista com contrato a termo. Ali coordenou todos os serviços de segurança e vigilância, cargo que lhe valeu diversos louvores e prémios de mérito. Acompanha MAC há quase 20 anos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10