Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

PSD assinala subida do emprego e critica "silêncio" da oposição

O PSD assinalou hoje o crescimento da taxa de emprego em Portugal e criticou a "timidez" e o "silêncio" dos partidos da oposição perante esse e outros dados da evolução da economia, que considerou serem "resultados excelentes".

PSD assinala subida do emprego e critica "silêncio" da oposição
Notícias ao Minuto

13:31 - 16/06/15 por Lusa

Política Adão Silva

"Os números anunciados hoje pelo Eurostat relativos à criação de emprego são números muito bons para Portugal. Nós crescemos no primeiro trimestre de 2015, quando comparando com o primeiro trimestre de 2014, 1,4% no nosso emprego. É, de facto, uma boa notícia, que se associa a outras boas notícias que têm saído", declarou o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD Adão Silva.

Em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, o social-democrata acrescentou: "É um esforço de todos os portugueses que agora converge nestes resultados excelentes. Portugal está, de facto, no bom caminho, e por isso nos permitimos estranhar esta timidez e este silêncio da parte dos partidos da oposição que, perante estas boas notícias para os portugueses, permanecem mudos e quedos".

Segundo os dados hoje divulgados pelo Eurostat, no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, a taxa de emprego aumentou, em média, 0,8% na zona euro, e 1,1% na União Europeia. Em Portugal, o aumento foi de 1,4%. A Estónia (3,6%), a Hungria (3,4%), a Espanha (2,9%) e a Croácia (2,7%) registaram as maiores subidas.

"Queremos aqui realçar esta notícia tornada pública no que tem a ver com o emprego, porque sobretudo nos compara com os outros países da zona euro, onde se registou apenas um crescimento de 0,8%, quase metade do que se registou em Portugal", salientou Adão Silva.

Em comparação com o trimestre anterior, de acordo com o gabinete oficial de estatística da União Europeia, no primeiro trimestre deste ano a taxa de emprego em Portugal aumentou 0,7%, assim como na República Checa, Irlanda e Reino Unido, o que corresponde à quarta maior subida na União Europeia.

Dizendo que o PSD analisa a evolução da economia "sem euforia e com todo o realismo", Adão Silva referiu que Portugal está a crescer "largamente acima da zona euro", que o desemprego está "a cair" e apontou também "o crescimento das contribuições para a Segurança Social, que está a crescer acima mesmo daquilo que tinha sido esperado pelo Governo".

"Portanto, boas notícias para os portugueses", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório