Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Alegre: Europa de Maastricht caiu em cima dos socialistas

O ex-candidato presidencial Manuel Alegre considerou hoje que a Europa do Tratado de Maastricht, "neoliberal e do centralismo burocrático", caiu em cima dos socialistas, assim como o Muro de Berlim com os comunistas.

Alegre: Europa de Maastricht caiu em cima dos socialistas
Notícias ao Minuto

17:44 - 06/06/15 por Lusa

Política Convenção

Manuel Alegre falava no penúltimo discurso da Convenção Nacional do PS, momentos antes de ser votado o programa eleitoral dos socialistas, numa intervenção em que defendeu a tese de que a União Europeia, tal como está, "favorece o centro direita".

"Esta Europa está assim também - temos de o reconhecer e dizer - por culpa daqueles socialistas que abdicaram, que não resistiram, ou que aplicaram políticas que não fizeram a diferença, nem criam alternativa. Se num determinado momento o Muro de Berlim caiu em cima dos comunistas, a Europa de Maastricht e da autoridade, como previram Miguel Torga e Natália Correia, está a cair em cima dos socialistas", disse.

Para Manuel Alegre, "António Costa e o PS têm uma oportunidade única para mudar Portugal e ajudar a mudar a Europa".

"A porta é estreita, mas é por essa porta estreita que é preciso fazer passar a diferença. A primeira vitória desta Convenção é demonstrar que não estamos condenados ao pensamento único", declarou, recebendo uma salva de palmas.

As primeiras palavras de Manuel Alegre foram também muito aplaudidas pela plateia: "Não venho aqui dizer que já ganhámos as eleições, venho aqui dizer que Portugal precisa que o PS ganhe as eleições".

Para o membro do Conselho de Estado, os trabalhadores, os jovens, os desempregados, empresários ou pensionistas "precisam que o PS ganhe as eleições".

"Precisam que esta direita seja castigada e derrotada e que Portugal tenha um novo primeiro-ministro chamado António Costa", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório