Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Crescimento sustentável" depende de reforma do euro

No último verão, o nome de Maria João Rodrigues surgiu entre os potenciais para ser escolhida pelo Governo para comissária europeia. Mas a escolha do Executivo acabou por recair sobre Carlos Moedas.

"Crescimento sustentável" depende de reforma do euro
Notícias ao Minuto

14:23 - 03/06/15 por Notícias Ao Minuto

Política Maria João Rodrigues

Maria João Rodrigues, antiga ministra do Emprego de António Guterres e atual eurodeputada pelos socialistas, considera que “a Europa não pode regressar a uma rota de crescimento sustentável” sem que se faça uma reforma ao nível da governação no euro.

A posição é defendida em entrevista ao Jornal de Negócios, onde a eurodeputada, ainda que defendendo a disciplina orçamental porque “sem ela o euro não sobrevive”, considera que a Europa deve apostar “em fatores de futuro em vez de prosseguir com a degradação dos seus salários e do seu modelo social”.

Na perspetiva de Maria João Rodrigues, falta um Orçamento do euro, uma alteração que poderia ter três funções: “Proteger os países contra choques assimétricos, complementar a capacidade de investimento nacional e oferecer incentivos a reformas estruturais”, discrimina.

Porém, este debate ainda se encontra em ‘banho-maria’ na Europa, numa altura em que sobram dúvidas sobre se a Grécia irá continuar na zona euro – e, se sim, em que condições.

Além desta questão, a eurodeputada socialista revela que na Europa ainda há divisões de opinião. A Alemanha, por exemplo, insiste nas reformas e, como tal, mostra-se favorável a uma “maior integração”. Já a França mostra dificuldades em “ceder soberania”, adianta em entrevista ao Jornal de Negócios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório