Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Vitória da coligação está a perturbar projetos presidenciais"

O vice-presidente do PSD Marco António Costa vincou hoje que a coligação PSD/CDS está no bom caminho para vencer as legislativas e que essa "ideia" está a "criar grandes perturbações nos projetos de terceiros" para as presidenciais.

"Vitória da coligação está a perturbar projetos presidenciais"
Notícias ao Minuto

21:10 - 11/05/15 por Lusa

Política Marco António Costa

"Eu acho que a ideia que se está a construir, paulatinamente e de forma muito segura e sustentada, de que o PSD e a coligação estão longe de estar derrotados nas legislativas, e que pelo contrário, tudo indica que estamos no caminho de as vencer, está a criar grandes perturbações nos projetos de terceiros", afirmou hoje Marco António Costa.

O social-democrata, que falava à margem da apresentação da biografia de Pedro Passos Coelho no Porto, admitiu que, "sobre as presidenciais (...) havia uma certa ideia no ar que o PSD se tivesse derrotado à partida para as legislativas que isso facilitaria a vida de muita gente nas presidenciais".

O ex-secretário de Estado garantiu que "o PSD ainda não fez uma única reflexão sobre o tema presidencial para além daquela que consta da moção de estratégia que foi aprovada no congresso" e que "o tema das presidenciais no âmbito da coligação é um tema que está muito clarificado".

"A nossa preferência é que seja um tema tratado após as eleições legislativas e portanto aguardaremos que tudo corra e todos contribuam para nós podermos levar por diante esta preferência", frisou.

Ainda sobre as presidenciais, Marco António Costa assinalou que as eleições "estão a agitar muito a vida política nacional", havendo "muitas ansiedades no ar" e "inseguranças" bem como "muitas pessoas que em volta do tema projetam na vida pública nacional um conjunto de perturbações muito grandes".

Durante a apresentação da biografia autorizada do primeiro-ministro, o vice-presidente do PSD teceu largos elogios à "componente humanista" e "do trato e elegância" da personalidade de Pedro Passos Coelho, destacando a sua "coragem", a sua "capacidade de resistência" e "atitude de profundo compromisso", otimismo e idealismo assentes num "realismo atroz".

Sobre a escritora da obra que, garantiu, "não conta nenhum segredo", frisou esperar que a mesma "continue a aceitar ser" assessora do grupo parlamentar do PSD.

A biografia autorizada do primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, intitulada "Somos o que escolhemos ser", da autoria de uma assessora do grupo parlamentar social-democrata, Sofia Aureliano, foi lançada na passada terça-feira, em Lisboa.

A editora Zita Seabra assumiu hoje nunca ter imaginado que o livro "desse tal polémica como deu".

"Mas ainda bem, qualquer editor fica satisfeito quando há polémica em torno do livro", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório