Meteorologia

  • 04 JUNHO 2020
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Edição

Contas das autárquicas de 2009 valem multas aos partidos

As multas em causa são decididas pelo Ministério Público e são aplicadas depois de o Tribunal Constitucional ter identificado as prevaricações.

Contas das autárquicas de 2009 valem multas aos partidos

O Tribunal Constitucional (TC) detetou “ilegalidades e irregularidades” nas contas dos partidos referentes às campanhas para as eleições autárquicas de outubro de 2009, adianta o Diário Económico.

Em causa estão valores que, no total, podem ultrapassar os 231 mil euros. O PSD é o partido que deverá ser alvo da multa mais ‘pesada’, na ordem dos 48 mil euros.

Além dos partidos – e explica o mesmo jornal que as falhas detetadas são transversais a quase todos os partidos –, também mandatários financeiros de campanhas serão alvo de multas. Neste campo, é também social-democrata a multa maior: José Matos Rosa terá de pagar 9.400 euros.

A existência de donativos indiretos, a não inclusão nas contas de todas as ações levadas a cabo em campanha, donativos superiores ao permitido destacam-se entre as falhas, mas outros partidos há que não apresentaram as contas ou que o fizeram mas já fora do prazo indicado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório