Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

MPT acredita que foi penalizado devido à coligação Mudança

Os dirigentes das concelhias do MPT do Funchal, Machico e Câmara de Lobos, na Madeira, consideraram, em comunicado hoje distribuído na região, que o partido foi penalizado nas eleições regionais por não ter concorrido com listas próprias.

MPT acredita que foi penalizado devido à coligação Mudança
Notícias ao Minuto

16:01 - 07/04/15 por Lusa

Política Eleições na Madeira

O MPT foi uma das forças políticas que integrou a coligação Mudança, encabeçada pelo PS, da qual também fazia parte o PTP e o PAN, que foi uma das grandes derrotadas das eleições legislativas antecipadas que se realizaram na Madeira a 29 de março, nas quais obteve 11,41% dos votos (14.593) e conseguiu eleger apenas cinco deputados.

O candidato do MPT, Roberto Vieira, que figurava na lista em 9.º lugar, não conseguiu ser eleito.

Na reunião realizada na segunda-feira para avaliar os resultados eleitorais, os dirigentes concelhios do MPT dizem que "entenderam que o Partido da Terra saiu penalizado por não concorrer sozinho a estas eleições regionais".

No documento também escrevem que "assumem os resultados obtidos, pois a decisão de coligação na Madeira foi assumida pela maioria dos dirigentes regionais", sustentando que "o atual deputado não pode assumir sozinho esta responsabilidade".

Os dirigentes do MPT sublinham no mesmo comunicado que a coligação Mudança "tinha como objetivo um resultado diferente, no mínimo retirar a maioria absoluta ao PSD, o que não foi conseguido", mas informam que, apesar do resultado eleitoral, decidiram "manter o apoio total ao atual deputado regional Roberto Vieira, bem como total apoio para a liderança do Partido da Terra, que acontecerá em breve em congresso regional".

Segundo os responsáveis do MPT, "o PSD obteve uma maioria absoluta muito duvidosa", pelo que apelam aos 75% dos eleitores (os que votaram e os que se abstiveram) que permitiram esta maioria "uma reflexão profunda".

Os dirigentes do MPT opinam que "a Madeira nas mãos dos mesmos vai continuar de mal a pior", concluindo que esta perceção faz aumentar "a responsabilidade de não baixar os braços e a continuar a defender os madeirenses" por parte do partido na região.

Nas eleições madeirenses de 29 de março PSD conquistou a sua 11.ª maioria absoluta, obtendo 44,33% dos votos e elegeu 24 deputados.

O CDS obteve 13,69% e conseguiu manter-se como a segunda força política regional, com um grupo parlamentar com sete representantes, menos dois que na legislatura que agora termina.

A Mudança ficou com 5 deputados, o mesmo número que o Juntos Pelo Povo que se estreou nestas eleições, enquanto a CDU e o BE ficam com dois elementos cada. O PND também manteve o deputado que tinha no parlamento regional.

O Tribunal Constitucional (TC) vai decidir hoje sobre os cinco recursos relativos às eleições regionais de 29 de março na Madeira, interpostos por PSD, CDS-PP, CDU, MAS e Plataforma dos Cidadãos. Os recursos deram entrada no TC na passada quarta-feira, um dia depois da realização de uma atribulada assembleia de apuramento geral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório