Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

PSD também entregou recurso no Tribunal Constitucional

O PSD entregou hoje um recurso relativo aos resultados das eleições regionais de domingo na Madeira, disse à agência Lusa fonte do Tribunal Constitucional (TC).

PSD também entregou recurso no Tribunal Constitucional
Notícias ao Minuto

19:21 - 01/04/15 por Lusa

Política Eleições na Madeira

De acordo com a mesma fonte, já deram entrada neste Tribunal quatro recursos relativos às eleições de domingo: do PSD, da CDU, do MAS e da Plataforma de Cidadãos.

Contactado pela Lusa, fonte do PSD-Madeira explicou que o recurso se prende com o facto de o partido pretender que o TC considere e analise votos que foram considerados nulos pela Assembleia de Apuramento Geral, mas que para os sociais-democratas deveriam ter sido considerados válidos, num universo de 40 votos.

No domingo, os resultados provisórios das eleições legislativas regionais atribuíram 24 deputados ao PSD, o que garantia aos sociais-democratas a sua 11.ª maioria absoluta.

Na terça-feira, uma primeira recontagem da assembleia geral de apuramento chegou a retirar a maioria absoluta ao PSD e, pouco depois das 20:00, foi afixado um edital em que os sociais-democratas perdiam um deputado em benefício da CDU.

No entanto, menos de duas horas depois, a Assembleia Geral de Apuramento detetou que os votos do Porto Santo não tinham sido contabilizados, por erro informático.

Por volta das 22:15 de terça-feira, o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, João Almeida, presente na residência oficial do Representante da República, onde decorreu todo o processo, anunciou que, contabilizados os votos de Porto Santo, o PSD 'recuperava' a maioria absoluta e classificou o erro informático de "lamentável e indesculpável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório