Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Costa teme que 'fatura' do BES sobre para o Estado

Carlos César chegou a garantir que se o PS for Governo vai ressarcir os lesados do BES. Agora, António Costa apresenta outra versão.

Costa teme que 'fatura' do BES sobre para o Estado
Notícias ao Minuto

13:14 - 31/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Líder

Há uma semana, Carlos César, presidente do Partido Socialista, afirmou que se António Costa chegasse a formar Governo, o PS garantia que os clientes lesados pela queda do BES seriam ressarcidos. Porém, dá conta o Diário de Notícias esta terça-feira que esta não será bem a posição defendida por António Costa.

O secretário-geral socialista não deu uma resposta definitiva ao tema, mas disse temer que a fatura dos clientes que investiram em papel comercial do GES vai recair sobre o Estado, ou seja sobre os portugueses.

"A solução de resolução do BES desprotegeu os credores, embora sejam de diferente natureza. Esta é uma questão relevante sob o ponto de vista da responsabilidade, que é primeiramente do banco. No entanto, receio muito que, depois de o Banco de Portugal ter limpado o BES para o vender ao melhor preço, a litigância vá sobrar para o Estado ao longo dos próximos anos. Não tenho grandes dúvidas de que isso possa vir a acontecer", afirmou Costa numa intervenção no Clube dos Pensadores, em Vila Nova de Gaia.

Segundo noticiado pelo DN, César defendeu o ressarcimento na íntegra das aplicações dos credores do papel comercial do GES, no programa Três Pontos da RTP Informação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório