Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Bloco de Esquerda diz que Governo está isolado

O Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje que Portugal deve proibir o cultivo, importação e comercialização de organismos geneticamente modificados (OGM) e acusou o Governo de estar "do lado errado no que toca à segurança alimentar" e isolado na Europa.

Bloco de Esquerda diz que Governo está isolado
Notícias ao Minuto

21:01 - 25/02/15 por Lusa

Política Luís Fazenda

"O cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM) dá um poder desmesurado à indústria agroquímica, torna os países dependentes das suas sementes e dos seus pesticidas, é um risco para a saúde pública cuja consequência não está desmentida e para o ecossistema. E, num momento em que a população mundial de abelhas está ameaçada, é necessário mudar de paradigma", afirmou o deputado Luís Fazenda.

Numa declaração política no parlamento, o bloquista considerou que "chegou o momento para Portugal dizer não aos OGM", já que "é assim em quase toda a Europa".

"É assim até nas potências agrícolas da Europa, é essa a vontade da precaução dos povos e, por esse motivo, apresentamos à Assembleia da República uma proposta para proibir o cultivo, a importação e a comercialização de organismos geneticamente modificados", anunciou.

Neste contexto, Fazenda acusou o executivo, e em particular o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, de estar "do lado errado no que toca à à segurança alimentar". "Há dois anos votou na União Europeia contra a proibição de três pesticidas responsáveis pelo declínio da população de abelhas, a proibição foi maioritária e foi aprovada. Agora, insiste em proteger os interesses das multinacionais agroquímicas, embora praticamente isolado ao autorizar o cultivo de OGM. Esteve errado e isolado e assim continua", disse.

Na sua declaração, Luís Fazenda referiu que "os OGM ou segregam pesticidas ou têm uma resistência excecional a estes químicos", o que "leva a uma grande concentração destes químicos no ecossistema, seja pela auto-produção seja pelo uso excessivo". "Assistimos nomeadamente nos Estados Unidos ao regresso do uso de pesticidas altamente tóxicos como é o caso herbicida 2,4-D, nada mais, nada menos, que um derivado do agente laranja, uma arma química usada na guerra do Vietname", assinalou.

O antigo líder parlamentar do BE observou que esta "é uma das lutas fundadoras" dos bloquistas: "Nunca a abandonamos. E hoje é essencial que Portugal se declare livre de OGM".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório