Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ana Gomes desafia Governo a divulgar resposta das autoridades das Bahamas

A eurodeputada socialista Ana Gomes desafiou na sexta-feira o Governo a divulgar a resposta das autoridades das Bahamas à carta rogatória da Justiça portuguesa sobre os fluxos financeiros relativos à compra de dois submarinos a um consórcio alemão.

Ana Gomes desafia Governo a divulgar resposta das autoridades das Bahamas
Notícias ao Minuto

06:15 - 31/01/15 por Lusa

Política Submarinos

Ana Gomes falava à agência Lusa depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmar que a carta rogatória emitida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) foi entregue às autoridades das Bahamas e que a informação foi recebida no ministério a 24 de junho de 2013 e enviado um ofício para a PGR no próprio dia.

"Nessa comunicação, estaria escrito que a resposta das autoridades das Bahamas à carta rogatória da PGR seria enviada para as autoridades judiciais diretamente, e o Ministério Público, depois, acrescenta que essa resposta nunca foi localizada", precisou Ana Gomes, referindo-se ao despacho de arquivamento do processo dos submarinos.

Segundo a eurodeputada socialista, "há uma contradição" entre o que o Ministério dos Negócios Estrangeiro sugere e o que a PGR escreve no despacho de arquivamento.

"Por outro lado, também vejo uma contradição com o que ministro Paulo Portas disse, porque o ministro Paulo Portas disse que, enquanto lá esteve, enviou sempre as respostas às cartas rogatórias", sublinhou Ana Gomes.

"Isto tem, obviamente, de ser esclarecido, e sugiro que o MNE ponha cá fora o ofício que enviou à PGR, as comunicações trocadas com Washington sobre essa matéria e, por outro lado, que a própria PGR explique o que recebeu do MNE", prosseguiu.

Sobre a acusação de ser "compulsivamente mentirosa", feita hoje pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, Ana Gomes afirmou que não mente.

"Ele tem de dar muitas explicações e permitir, de facto, que as pessoas percebam quem é que mente. E quem mente compulsivamente é o senhor Paulo Portas, porque eu não minto", concluiu a eurodeputada socialista.

A eurodeputada Ana Gomes (PS) defendeu na quinta-feira que no caso dos submarinos "há elementos que justificam uma investigação ao património de Paulo Portas", que como ministro da Defesa (2002 a 2005), teve um "papel relevante" no negócio da compra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório