Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 33º

Cavaco convidou presidente do Chile a visitar Portugal em junho

O Presidente da República, Cavaco Silva, convidou hoje a presidente do Chile, Michelle Bachelet, a visitar Portugal no início de junho de 2015, por ocasião de várias iniciativas sobre a economia do mar, tema de interesse mútuo.

Cavaco convidou presidente do Chile a visitar Portugal em junho
Notícias ao Minuto

19:31 - 09/12/14 por Lusa

Política Ibero-Americana

De acordo com fonte da Presidência da República, este convite foi feito durante um encontro bilateral à margem da XXIV Cimeira Ibero-Americana, que decorre na cidade mexicana de Veracruz, no qual também participaram o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

As energias de fontes renováveis, como a geotérmica, a biomassa e energia das marés, foram um dos temas abordados neste encontro, no qual também se falou da possibilidade de uma cooperação trilateral com África, em particular com Moçambique, associada ao plano empresarial.

Segundo fontes da delegação portuguesa, a intensificação das relações empresariais, as tecnologias de informações, as concessões de obras públicas chilenas, o reconhecimento de títulos académicos e a cooperação em matéria de defesa, tendo em conta as respetivas experiências em operações de paz, foram outros assuntos tratados.

O Presidente da República Portuguesa e a Presidente do Chile já se conhecem há alguns anos.

Quando esteve pela primeira vez na presidência do Governo chileno, entre 2006 e 2010, Michelle Bachelet esteve em Portugal em visita oficial, e nesse período Cavaco Silva também esteve no Chile, na Cimeira Ibero-Americana de 2007.

Juntamente com o México, o Peru e a Colômbia, o Chile faz parte da Aliança do Pacífico, um bloco comercial criado em 2012, a favor do comércio livre, considerado concorrente do Mercosul, conotado com o protecionismo económico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório