Cavaco defende a inovação e educação para reduzir assimetrias

O Presidente da República Portuguesa defendeu hoje que é fundamental apostar na inovação e na educação para reduzir as assimetrias sociais, elogiando o investimento feito por Portugal "ao longo de décadas" na qualificação de recursos humanos.

Notícia

© Lusa

Lusa
09/12/2014 06:11 ‧ 09/12/2014 por Lusa

Política

Ibero-Americana

Numa intervenção na XXIV Cimeira Ibero-Americana, que decorre na cidade mexicana de Veracruz, Aníbal Cavaco Silva assinalou o aumento de licenciados "nos últimos vinte anos" em Portugal e o aumento de doutorados registado "mais recentemente", nunca tendo falado em concreto da atuação do atual Governo PSD/CDS-PP a este nível.

"É fundamental que a inovação, a par da educação, se constitua como instrumento para a redução das assimetrias sociais", declarou o chefe de Estado português, num discurso em que manifestou o seu apoio à proposta de mobilidade de estudantes, professores e investigadores dos 22 países da comunidade ibero-americana que poderá ser aprovada nesta cimeira.

Cavaco Silva declarou-se também a favor do reconhecimento de graus académicos no espaço ibero-americano e da promoção de estágios para estudantes, gestores e trabalhadores, considerou essencial a cooperação internacional em matéria de investigação científica e uma ligação entre o sistema educativo e o mercado laboral.

"Creio que da articulação entre educação, investigação e inovação poderão surgir novos motores de crescimento que estimulem a criação de riqueza, ao mesmo tempo que promovem a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. É este o desafio do futuro", concluiu.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas