Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Porto e Corunha com projetos comuns ao próximo quadro comunitário

As câmaras do Porto e da Corunha, Espanha, vão apresentar projetos conjuntos ao próximo quadro comunitário 2014-2020 nas áreas do turismo, cultura, mobilidade, tecnologia, ambiente e educação, soube-se hoje.

Porto e Corunha com projetos comuns ao próximo quadro comunitário
Notícias ao Minuto

17:27 - 07/11/14 por Lusa

Política Câmaras

Numa conferência de imprensa conjunta, realizada no Palácio do Freixo, no Porto, ambos os presidentes de câmara disseram que as duas cidades, apesar de pertencerem países diferentes, têm "mais coisas que as una do que as diferencie".

As candidaturas aos fundos europeus deverão ser apresentadas em grupos de três, por isso, existe outra cidade "debaixo de olho", com a qual já estão a ser feitos contactos, para se juntar ao Porto e à Corunha, revelaram o autarca portuense, Rui Moreira, e o seu homólogo da Corunha, Carlos Negreira Souto.

Caracterizando o Porto como um "magnífico sócio", o autarca espanhol considerou que a troca de experiências e a partilha de sinergias entre as duas cidades torna-as "mais competitivas e atrativas".

No setor do turismo, Carlos Negreira Souto frisou a vontade de terem atividades conjuntas, desenvolver o turismo sénior e gastronómico e lançar as bases para candidaturas a cidade património da humanidade.

"Já criamos um grupo de trabalho para apresentar estas iniciativas à União Europeia (UE) e potenciarmos o turismo nas duas regiões", disse.

O autarca lembrou que em março de 2015 o Fórum Gastronómico da Corunha terá como cidade convidada o Porto que terá aí uma "boa oportunidade" para apresentar as suas "iguarias" e agentes turísticos.

No campo tecnológico, Carlos Negreira Souto salientou a necessidade de se investir na melhoria dos bairros, apostando no mobiliário urbano, acessibilidades e energia e eficiência energética.

Caracterizando a cultura como "absolutamente fundamental", o autarca da Corunha revelou o projeto "Artéria" que consiste na partilha de eventos.

"O nome Artéria simboliza uma autoestrada virtual entre a Corunha e o Porto onde se move a inovação, criatividade e a arte, na prática é uma casa sem paredes", salientou.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afiançou que as cidades têm coisas "muito parecidas", nomeadamente a sua dimensão geográfica, a liderança que assumem nas suas regiões e a sua ambição.

"Temos de tirar vantagens de sermos cidades médias europeias", referiu.

O objetivo é afirmar as cidades como destino turístico de eleição, adiantou.

Rui Moreira realçou que as cidades têm uma "distância confortável", permitindo-lhes contratualizar espetáculos conjuntos ou atividades de rua, poupando dinheiro e apresentando "novas iniciativas" à população.

Nesta troca e partilha, Rui Moreira não exclui os municípios vizinhos e realçou que o objetivo é também atrai-los.

Segundo o autarca, quer seja na gastronomia, cultura, ambiente ou turismo, Porto e Corunha podem fazer um "grande trabalho" porque há uma "identidade comum por explorar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório