Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

El País diz que Governo colocou Portugal à venda

Não é só Portugal que critica as privatizações da TAP e da ANA. "Governo põe Portugal à venda" é o título de um artigo do diário espanhol El País, publicado esta terça-feira

El País diz que Governo colocou Portugal à venda
Notícias ao Minuto

00:16 - 20/12/12 por Notícias Ao Minuto

Política Espanha

O El País publicou um artigo com o título 'Governo põe Portugal à venda', que contém um balanço do que aconteceu no último ano no País.

No artigo, o diário espanhol destaca a venda da EDP a empresa chinesa Three Gorges e as várias privatizações da agenda, como é o caso da TAP. De relembrar que se espera que o Conselho de Ministros tome hoje uma decisão sobre o negócio da transportadora aérea portuguesa.

Na lista do que de pior aconteceu no País em 2012, o El País inclui a venda da EDP à empresa chinesa, as privatizações (já em fase final) da TAP e da ANA, a venda da RTP e dos estaleiros de Viana do Castelo. O diário critica ainda as taxas moderadoras e o aumento de impostos. Nem a ausência de Portugal na Eurovisão para “poupar” foi poupada de críticas pelo jornal.

"Em poucos dias, o Governo português vai-se desfazer da companhia aérea nacional, a TAP, dos aeroportos portugueses, decidirá a sorte da sua televisão pública e venderá os estaleiros de Viana do Castelo", pode ler-se logo no início do artigo. "Enquanto os cidadãos, sobrecarregados por cortes de serviços públicos e subidas de impostos equivalentes a um mês de salário, assistem estupefactos e deprimidos a esta cerimónia de despojamento que começou há um ano", refere o El País.

Acerca do interesse de uma empresa de capitais angolanos (Newshold) na RTP, o jornal refere que "não deixa de ser um paradoxo que, quase quarenta anos depois da independência das antigas colónias lusas em África, um potente grupo angolano pretenda apropriar-se da televisão que é o emblema da antiga metrópole".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório