Augusto Santos Silva, antigo ministro de José Sócrates, manifestou-se esta sexta-feira relativamente à polémica em torno da não condecoração do ex-primeiro-ministro. Numa altura em que vários socialistas reclamam que o Presidente da República já devia ter agraciado Sócrates, Santos Silva diz que isto seria uma “nódoa no currículo”.
“Senhor Presidente, não dê ouvidos a Ascenso. Não se deixe pressionar. Não condecore Sócrates. É que ele não merece tamanha nódoa no seu currículo”, escreveu o sociólogo e ex-ministro na sua conta de Facebook, segundo cita o site Observador.
Ascenso Simões e Manuel Alegre foram dois nomes que entraram neste debate para mostrarem indignação pelo facto de Sócrates ainda não ter sido a tradicional medalha por exercício de funções de soberania, a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.
Santos Silva, defende que Sócrates deverá esperar pela eleição do próximo Presidente da República, algo que só acontecerá em 2016 para ‘reclamar’ o seu prémio. “Haverá certamente, dentro em breve, um Presidente merecedor da honra de condecorá-lo”, escreve no seu Facebook.