Sampaio: Situação do País requer "muita calma e ponderação"

O ex-presidente da República, Jorge Sampaio, disse esta terça-feira, em Coimbra, que a actual situação do País requer "muita calma e ponderação", considerando que uma eventual instabilidade política seria uma experiência que "não se deseja".

--

©

Lusa
18/12/2012 20:04 ‧ 18/12/2012 por Lusa

Política

Coimbra

Confrontado sobre os pedidos de demissão do Governo por parte dos partidos de esquerda, Jorge Sampaio não quis pronunciar-se, mas lembrou que viveu momentos de instabilidade quando era chefe de Estado, situação que não deseja para o País - "nomeadamente numa altura em que estamos um pouco cercados", disse.

"A Europa está cercada, os países do sul estão cercados e, por consequência, é preciso uma enorme serenidade, goste-se ou não se goste [do Governo]", frisou o antigo líder socialista, à entrada para a apresentação do livro da sua biografia em Coimbra.

O antigo Presidente da República considerou que a situação portuguesa "requer de todos muita calma e muita ponderação", pelo que entende não ser boa ideia "pugnar agora por aquilo que pode ser uma instabilidade".

"Pugnar por aquilo que pode ser uma instabilidade, quando ainda por cima temos uma intervenção sobre nós, quando se fala na hipótese de para aumentar o salário mínimo ter de se ir pedir licença à troika, isto é bem esclarecedor da situação em que nos encontramos, pelo que a situação requer muita ponderação", enfatizou.

Jorge Sampaio escusou-se ainda a comentar o Orçamento de Estado para 2013 e a sua eventual promulgação e envio para o Tribunal Constitucional.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas