Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Onde chegará Maria, a sucessora de Gaspar que é mais que isso

Na política, o céu é muitas vezes o limite. Mas Maria Luís Albuquerque é cada vez mais vista, internamente, entre os sociais-democratas, como uma forte candidata a suceder a Passos Coelho. Depois de ter herdado a pasta que era de Vítor Gaspar, o Diário de Noticias deixa hoje a pergunta: ?Onde poderá chegar Maria?? Veja as respostas de quem conhece a ministra com a pasta das Finanças.

Onde chegará Maria, a sucessora de Gaspar que é mais que isso
Notícias ao Minuto

08:45 - 19/10/14 por Notícias Ao Minuto

Política Ministra das Finanças

Maria Luís Albuquerque é hoje um nome incontornável na política portuguesa. Não só porque tem uma das mais complexas pastas políticas do Executivo de Pedro Passos Coelho, não só porque herdou o lugar de Vítor Gaspar e conduziu orçamentalmente o país durante o período em que cá esteve a troika, mas também porque é cada vez mais apontada como potencial sucessora do período pós-Passos.

Nos corredores sociais-democrata há quem a veja nesse lugar, mas é a própria que afasta, para já, sonhos de voos mais altos. “O partido tem um líder. Não posso dizer o que vai acontecer daqui a uns anos”, mas para já, instada a comentar afirmações de Marques Mendes que a apontam como potencial líder do PSD, no futuro, é perentória, mas sem fechar portas: “Lá terá as suas razões [para dizer isso]”.

Porém, no PSD há quem acredite que o futuro lhe pode reservar algo mais. “[Maria Luís Albuquerque] ganhou estatuto para novos e mais importantes voos políticos. É um nome incontornável como potencial candidata à liderança do PSD”, atirava, em comentário, Luís Marques Mendes, antigo líder laranja.

Mas há outros ministros que pensam praticamente o mesmo. Segundo o Diário de Notícias, que ouviu a opinião de Miguel Relvas, ex-braço direito de Passos, este considera que a ministra das Finanças “tem todas as condições para ser líder do PSD no futuro. É um dos três ou quatro nomes que o PSD tem para futuros líderes, como Rui Rio, Marco António Costa ou mesmo Luís Montenegro”.

A pergunta impõe-se. Depois de comandar o país na retoma de credibilidade internacional, de ter conduzido o país para lá da vigência do programa da troika, e também diversos orçamentos, estará a economista condenada a pastas deste âmbito? Há quem ache que não.

“Maria Luís é bem mais que um Gaspar de saias, porque tem habilidade política, é empática com as pessoas e tem uma grande capacidade comunicativa”, refere um antigo governante social-democrata, ao DN, que quis manter o anonimato.

Uma certeza fica. Maria Luís começa a ganhar currículo e estatuto. Não será apenas pela amizade que mantém com Passos Coelho, de quem foi professora na universidade, que a ministra ganhou lugar de destaque, sendo cada vez mais certo que, daqui a algum tempo, poderá ter mais a ganhar (politicamente) do que a pasta com que começou o seu percurso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório