Henrique Gouveia e Melo falava aos jornalistas após ter apresentado o manifesto político da sua candidatura, durante uma sessão que se realizou no ISCTE em Lisboa.
Interrogado sobre a forma como interpreta os resultados das eleições autárquicas de domingo, o ex-chefe do Estado Maior da Armada disse preocupar-se sempre "com o centro politico".
"Considero que quanto maior for o centro politico mais equilibrado é o país. E o que eu vi [no domingo] foi um país a voltar ao centro - e isso deixa-me contente", declarou.
Ainda em defesa do chamado centro político em Portugal, Henrique Gouveia e Melo advertiu que se as opções forem entre "soluções muito extremadas gasta-se muita energia e o país não avança ao longo do tempo".
"Julgo que as soluções têm de ser feitas ao centro, mas o centro tem de saber atrair o eleitorado com propostas concretas e resultados", sustentou.
Interrogado sobre o apoio formal que o PS se prepara para dar ao seu antigo líder António José Seguro nas eleições presidenciais, Henrique Gouveia e Melo comentou que "todos os apoios dos diferentes setores políticos mudam naturalmente as sondagens".
Já quando questionado se o facto de não ter apoio de partidos o favorece, respondeu: "Não concorro como segundas legislativas. E o que eu estou a ver é que querem fazer umas segundas legislativas para as presidenciais".
Leia Também: "Presidente não pode ser hesitante nem cata-vento, muito menos populista"