Procurar

Autárquicas? "Vi um país a voltar ao centro - e isso deixa-me contente"

O candidato presidencial Gouveia e Melo manifestou-se hoje satisfeito por o país "voltar ao centro" político nas eleições autárquicas e afirmou que tem adversários na corrida a Belém que estão a concorrer a uma segundas eleições legislativas.

Autárquicas? "Vi um país a voltar ao centro - e isso deixa-me contente"

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
15/10/2025 22:05 ‧ há 6 horas por Lusa

Henrique Gouveia e Melo falava aos jornalistas após ter apresentado o manifesto político da sua candidatura, durante uma sessão que se realizou no ISCTE em Lisboa.

 

Interrogado sobre a forma como interpreta os resultados das eleições autárquicas de domingo, o ex-chefe do Estado Maior da Armada disse preocupar-se sempre "com o centro politico".

"Considero que quanto maior for o centro politico mais equilibrado é o país. E o que eu vi [no domingo] foi um país a voltar ao centro - e isso deixa-me contente", declarou.

Ainda em defesa do chamado centro político em Portugal, Henrique Gouveia e Melo advertiu que se as opções forem entre "soluções muito extremadas gasta-se muita energia e o país não avança ao longo do tempo".

"Julgo que as soluções têm de ser feitas ao centro, mas o centro tem de saber atrair o eleitorado com propostas concretas e resultados", sustentou.

"Presidente não pode ser hesitante nem cata-vento, muito menos populista"

O candidato presidencial Gouveia e Melo avisou hoje que o futuro Presidente não pode ser "Cavalo de Troia" de um partido, ou um demagogo populista, contrapondo que tem de dominar os assuntos de Defesa e inspirar segurança.

Lusa | 21:19 - 15/10/2025

Interrogado sobre o apoio formal que o PS se prepara para dar ao seu antigo líder António José Seguro nas eleições presidenciais, Henrique Gouveia e Melo comentou que "todos os apoios dos diferentes setores políticos mudam naturalmente as sondagens".

Já quando questionado se o facto de não ter apoio de partidos o favorece, respondeu: "Não concorro como segundas legislativas. E o que eu estou a ver é que querem fazer umas segundas legislativas para as presidenciais".

Leia Também: "Presidente não pode ser hesitante nem cata-vento, muito menos populista"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10