Procurar

PSD regressa ao poder 28 anos depois para unir esforços em Peniche

O presidente eleito na Câmara de Peniche nas eleições autárquicas de domingo disse hoje que quer envolver todos nas decisões, apesar de ter vencido com maioria absoluta à terceira tentativa, devolvendo o poder ao PSD 28 anos depois.

PSD regressa ao poder 28 anos depois para unir esforços em Peniche

© Wikimedia Commons

Lusa
15/10/2025 18:28 ‧ há 22 horas por Lusa

Política

Autárquicas

"Pese embora a maioria absoluta, eu tenho a absoluta convicção de que nós só conseguiremos fazer a diferença se conseguirmos unir todos em torno deste objetivo comum que é o desenvolvimento da nossa terra", afirmou à agência Lusa Filipe Matos Sales, de 37 anos.

 

O novo presidente sublinhou que quer "ouvir todos", para "todos estarem envolvidos, todos puderem dar o seu contributo", desde logo os trabalhadores do município, e por isso quer que as reuniões de câmara sejam realizadas "à volta de uma mesa".

A concorrer pela terceira vez como cabeça-de-lista do PSD àquela câmara municipal, o social-democrata agora eleito atribuiu o resultado a "essa persistência e essa convicção de que é possível colocar a terra no patamar de desenvolvimento que todos desejamos, por acreditarmos, por sermos convictos, por sermos persistentes, por sermos resilientes".

"Tínhamos uma profunda convicção de que tínhamos um projeto sólido, um projeto com pessoas com muita experiência do que é a Câmara Municipal e a gestão da Câmara Municipal, pese embora nunca tivéssemos tido a oportunidade de ter essas responsabilidades executivas, e as pessoas souberam reconhecer, no fundo, esse nosso conhecimento, essa nossa preparação para, no fundo, dar a volta, dar o abanão que a nossa terra precisa", acrescentou.

Sem tempo a perder, "preparado e com um segurança muito grande na equipa", Filipe de Matos Sales anunciou que vai tomar posse no dia 31, dia a partir do qual vai ser "o presidente de todos".

Entre as primeiras medidas a tomar, o autarca destacou a limpeza urbana e o aproveitamento de fundos comunitários associados à Estratégia Local de Habitação.

Nas eleições autárquicas de domingo, os sociais-democratas obtiveram 44,45% dos votos, conquistando quatro mandatos para a câmara municipal de Peniche, do distrito de Leiria, de acordo com os resultados provisórios da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.

Em segundo lugar ficou o PS, com 32,09% dos votos e dois eleitos, seguido pelo Chega, que conquistou 12,28% dos votos e um mandato.

O atual presidente da câmara, o independente Henrique Bertino (Grupo de Cidadãos Eleitores por Peniche) e o respetivo movimento, decidiram não se recandidatar.

Leia Também: Homem detido pela GNR em Peniche após desacatos. Estava ilegal no país

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10