Procurar

Líder do Chega/Açores vai a tribunal por alegada faturação indevida do partido

A Assembleia Legislativa dos Açores decidiu hoje levantar a imunidade parlamentar do líder regional do Chega, José Pacheco, que vai assim ser ouvido em tribunal como arguido num processo instaurado por alegada faturação indevida do partido.

Líder do Chega/Açores vai a tribunal por alegada faturação indevida do partido

© Lusa

Lusa
15/10/2025 16:54 ‧ há 23 horas por Lusa

Política

Açores

"A Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável decidiu esta tarde, por unanimidade, levantar a imunidade parlamentar do deputado José Pacheco, do Chega, para que possa ser ouvido em tribunal, na qualidade de arguido", confirmou, em declarações à Lusa, o presidente da comissão, Flávio Soares, no final de uma reunião realizada na cidade da Horta.

 

O deputado social-democrata não quis explicar, no entanto, qual o crime de que o líder regional do Chega (que é também líder parlamentar na Assembleia Legislativa dos Açores) é acusado, alegando que o caso "está em segredo de justiça", mas José Pacheco esclareceu que a acusação está relacionada com a alegada "faturação indevida" do partido.

"É uma formalidade, um papelinho que falhou, que não chegou a tempo, mas que facilmente se vai resolver e será esclarecido. Não é nada de especial! Ninguém roubou ninguém! Ninguém matou ninguém!", minimizou o deputado do Chega.

Segundo José Pacheco, o processo judicial estará relacionado com um jantar, envolvendo militantes e simpatizantes do partido, que ocorreu em 2020, onde nem todas as despesas efetuadas terão sido devidamente faturadas.

O dirigente do Chega-Açores disse estar, no entanto, "de consciência tranquila", relativamente a este processo, e garantiu que está disponível para colaborar com a justiça.

"Acho bem! Tem de haver transparência nas coisas. Houve aqui uma pequena falha, de um documento que devia ter aparecido, a formalizar a entrada de uns valores, que até são muito poucos!", sublinhou José Pacheco, recordando que o partido já tinha sido alertado para esta falha, anteriormente.

Leia Também: Coimbra recebe congresso internacional no centenário de Mário Soares

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10