Rui Moreira será o mandatário nacional da campanha de Luís Marques Mendes. O anúncio foi feito pelo próprio candidato presidencial, em declarações à imprensa aquando da visita ao agrupamento de escolas Ferreira de Castro, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, explicando que decidiu fazer este anúncio hoje, já após as eleições autárquicas de domingo.
"É fácil explicar esta minha escolha. O doutor Rui Moreira é uma personalidade independente, sem partido. Desta maneira, vai contribuir decisivamente para que a minha candidatura seja ainda mais alargada, mais abrangente e mais agregadora", sustentou Luís Marques Mendes.
Marques Mendes procedeu a elogiar o antigo presidente da Câmara do Porto, por ter "ganhado todas as eleições a que se candidatou".
"É aquilo que eu chamo um verdadeiro senador da República. É uma pessoa respeitada, credível, competente, experiente e verdadeiramente conhecedora dos assuntos do país. De norte a sul, os portugueses apreciam e respeitam Rui Moreira", acrescenta.
Referiu ainda ter ficado "muito satisfeito e sensibilizado" por Moreira ter aceitado o convite.
Já no domingo, o candidato tinha assumido que ficaria satisfeito com um eventual apoio de Rui Moreira, considerando que qualquer candidato gostaria de ter o apoio do presidente da Câmara do Porto.
"Evidentemente que, se Rui Moreira me apoiar, fico satisfeito. Qualquer candidato gostaria de ter o apoio de Rui Moreira. Não sei se Rui Moreira me vai apoiar, se vai apoiar outro candidato, ou se vai decidir não apoiar ninguém. Respeito a decisão dele. Nestas matérias não se faz qualquer tipo de pressão", declarou Marques Mendes aos jornalistas, durante uma visita ao Hospital de Misericórdia de Vila Verde, distrito de Braga.
[Notícia atualizada às 12h01]
Leia Também: "Evidentemente que, se Rui Moreira me apoiar, fico satisfeito"